quarta-feira, julho 30, 2014

Crónica Corrida Moura
 
Mais uma vez acompanhei o grupo de Évora numa das suas atuações, desta vez na castiça praça de Moura, e bem de perto, pois fui convidado a acompanhar o grupo entre tábuas. Queria desde já agradecer o convite e dizer que é sempre uma honra estar perto do grupo.
Tradicional corrida de Nossa senhora do Carmo em Moura em que o cartel era composto por um Curro de toiros Murteira Grave, os cavaleiros António Ribeiro Telles, Victor Ribeiro e Miguel Moura. Bem como o Real Grupo de Moura e Amadores de Évora.
Casa praticamente cheia e vamos aos Toiros.
No capítulo das lides os cavaleiros andaram bem ao seu nível destacando-se o Miguel Moura no sexto, os toiros de Murteira Grave tiveram em boa nota esxepto o terceiro que cedo se fechou em tábuas e não correspondeu na lide.
Nas pegas e pelo nosso grupo a noite teve nota positiva.
Para o nosso primeiro o António escolheu o Ricardo Sousa (Matxira), pegou ao segundo intento bem, fez as coisas bem não complicou e assim se pegam os toiros, pena que a primeira não o tenha feito pois precipitou se na reunião e não teve decisão para se fechar. Se tens feito á primeira o que fizeste na segunda poupava se uma tentativa.
Para o nosso segundo foi escolhido o Diniz, e que escolha, muitos Parabéns foi a pega da noite. Grande pega desde que entras até que sais da praça. Tudo com calma, toreria, fazer as coisas bem aguentar um grande primeiro derrote e seguir ate la atrás. Um bem aja assim dá gosto ver pegar. Uma palavrinha ao Bira que deu uma grande terceira ajuda nesta pega.
No nosso terceiro veio a surpresa da noite, e agradável surpresa. O António escolheu o Gonçalo Rovisco, num toiro sério e com uma arrancada forte, ele não quis perder a oportunidade e agarrou-a com a maior das vontades. Fez três tentativas duras, com muita calma mas sempre a crescer para o toiro de tentativa para tentativa. A primeira não conseguiste reunir, a segunda emendaste te e fizeste uma grande tentativa pena os ajudas não terem um pouco mais de decisão. Á terceira fazes outra grande tentativa e pegas o toiro, muitos parabéns. Não podia deixar um grande bem aja uma grande prova de valentia, que assistimos na praça de Moura, exemplo de espirito de sacrifício, amor a jaqueta e entrega ao grupo, JOSÈ MARIA MENÈRES MUITOS PARABÉNS e obrigado por a tua entrega ao nosso grupo. Que sova monumental que levaste na primeira tentativa, vão-te buscar não sais, vais la outra vez sem saberes bem como, metes te como um leão, voltam a ir-te buscar, não viras a cara e dás outra grande ajuda na terceira tentativa, sem saber já com que forças. Uma grande bem aja e que grande exemplo.
O grupo de Moura realizou três pegas a primeira tentativa, estiveram bem sem facilitar e quando assim é as coisas correm bem.
Após a corrida tivemos o prazer de participar num muito agradável e divertido jantar em conjunto com o Grupo de Moura, com muita animação como já vai sendo tradição.
Que o resto da época corra pelo melhor, que ninguém se aleije e que tenham os maiores êxitos possíveis. Um grande abraço deste vosso amigo e admirador Vasco Costa
Pelo grupo de Évora:
Venha Vinho
Venha Vinho
Venha Vinho

Vasco Costa