quarta-feira, maio 22, 2013

Crónica Concurso de Ganadarias de Évora 

 
No Concurso de Ganadarias que se realizou na Arena d’Évora na tarde do passado dia 19 lidaram-se toiros das ganadarias Grave, Veiga Teixeira, Rio Frio, São Torcato (sobrero), Passanha e São Torcato, para os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro.
Pegaram os Amadores de Montemor e os Amadores de Évora.
A corrida abriu com um imponente toiro de Palha que se apresentou lesionado e que de imediato foi devolvido.
Não se entende não ter saído de imediato o toiro sobrero, que a Empresa deveria já ter pronto para o efeito, para não se modificar a ordem de saída dos toiros, que assim provocam alteração na ordem da atuação dos Grupos de Forcados. Faz falta o tal novo regulamento, que demora a ser publicado e que discipline estas situações.
A corrida saiu agradável com destaque para o lindo toiro de Veiga Teixeira (580 Kg.) a que foi atribuído o Prémio de Bravura. O Prémio de Apresentação foi para a ganadaria Passanha (555 Kg). Prémios da responsabilidade do júri constituído por 11 elementos da Tertúlia Tauromáquica Eborense e que não teve contestação da parte do público.
Os cavaleiros tiveram detalhes toureiros, com destaque para Luís Rouxinol que lidou em grande plano o toiro mais bravo da corrida e se entendeu bem com o de Passanha.
Os Grupos de Forcados tiveram boas atuações. Por Montemor Francisco Borges fez brilhante pega; João Caldeira aproveitou um toiro que não se fixou e aguentou a investida junto às tábuas a Manuel Ramalho resolveu bem na 2ª. tentativa.
O Grupo de Évora que vinha moralizado pela excelente atuação da quinta-feira anterior no Campo Pequeno, abriu a corrida com João Pedro Oliveira numa superior 2ª. tentativa; bem o José Miguel Martins no cite e na reunião. Poderoso, a fechar a corrida, Ricardo Sousa que citou bem e aguentou os fortes derrotes do duríssimo toiro de São Torcato, depois de ter brindado ao antigo cabo João Pedro Oliveira.
 
Bom início de temporada do Grupo de Évora, neste ano do seu cinquentenário.
 
Manuel Peralta Godinho e Cunha