quarta-feira, maio 22, 2013

Crónica Corrida no Campo Pequeno 

Antes de mais, é uma enorme honra e orgulho poder fazer a crónica de uma corrida do nosso Grupo.

Dia 16 de Maio de 2013, noite de toiros na praça do Campo Pequeno, com um cartel de luxo, composto por Joaquim Bastinhas, a comemorar 30 anos de alternativa, Pablo Hermozo de Mendoza, figura máxima da lide equestre actual e João Maria Branco que tomava alternativa nesta noite. Dois grupos de Forcados, O Grupo de Forcados Amadores de Évora, que já é habitual vir a Lisboa pegar nesta data e o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Toiros da prestigiada ganaderia Passanha.
A lotação da praça não esgotou, mas estava casa cheia para uma grande noite de toiros em Lisboa.

Antes da corrida, foi para mim um orgulho abraçar os meus amigos fardados com a nossa Jaqueta e rever muitos Amigos e Amigas do nosso Grupo.

Ao que diz respeito, das nossas pegas:
Para abrir praça, foi escolhido, o meu afilhado, Ricardo Casasnovas, pegou à 1º tentativa.

O Ricardo, é um forcado experiente e da confiança do Cabo, soube citar, mandar, templar para depois reunir correctamente com o restante grupo a ajudar de uma forma muito eficaz.
Para o 2º toiro, foi escolhido, o Manuel Rovisco que pegou à 1ª tentativa.

O Rovisco, é um forcado com uma larguíssima experiência, carisma, garra e determinação. Esteve como sempre nos habituou, bonito em praça, com alegria e garra para se fechar na cara do toiro como uma lapa no momento da reunião e depois o grupo muito coeso a ajudar.
Para o 3º e último toiro saltou o António Alfacinha, que pegou à 1ª tentativa.

O António, com a sua enorme experiência, garra, determinação e sentido de responsabilidade, assumiu o risco de fechar com chave de ouro e em boa hora o fez. O toiro tardou em investir, o António necessitou de ir a terrenos mais perigosos e de compromisso para lhe provocar investida. O toiro proporcionou um momento de reunião duro com o António a recebê-lo na perfeição, bem fechado na cara, como mandam as regras para o restante grupo ajudar a consumar a pega.

Foi uma noite de êxito para o Grupo de Évora.
Na minha opinião, o Grupo esteve muito por cima dos toiros, estiveram muito bem a pegar e a ajudar nesta corrida.

Para finalizar, votos sinceros de grandes êxitos nesta temporada comemorativa dos 50 anos do nosso Grupo de Forcados Amadores de Évora.
Venha vinho, Venha vinho, Venha vinho.

Francisco Duarte.