segunda-feira, julho 16, 2012

Crónica Corrida Évora


Évora, 14 de Julho de 2012
Corrida de Homenagem da cidade de Évora a D. João de Noronha

Foi com bastante satisfação que acedi ao pedido do Cabo António Alfacinha para escrever a crónica de mais uma corrida do nosso grupo e na nossa terra.

Corrida importante e com muita responsabilidade, pela Praça que é, pelo Curro que era e pela grande homenagem feita a um grande aficionado e Avô de 2 grandes elementos do nosso grupo.
Cartel composto por João Telles jr, Francisco Palha e Tiago Carreiras. Grupo de Évora e S. Manços frente a toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave.

Começo por deixar as minhas palavras ao Duarte Meneres, forcado retirado, pela sua disposição e desde logo grande vontade em participar nesta corrida de homenagem a seu Avô, só ele sabe as emoções por que passou a volta deste momento. Logo te deixo um grande Olé pela tua postura e atuação em praça. Zé Maria tu também as vivestes e como forcado ativo fizeste e bem, aquilo que sabes fazer e homenageaste o teu Avô da melhor maneira também.
Corrida séria com um lote desigual de Murteira Grave, bem rematados e sérios como são sempre.

Para abrir praça e merecidamente o nosso cabo escolheu o João Pedro Oliveira ”Guga”, forcado com provas dadas, que tem vindo a crescer de corrida para corrida, escorregaste um pouco antes da reunião o que fez com que o toiro se descompusesse e não recebeste da melhor maneira o toiro, mas emendaste desde logo com a tua enorme vontade e consumaste á primeira tentativa com o grupo a ajudar bem.

Para o segundo toiro foi escolhido e bem o Zé Miguel, que bom momento nos deste, a fazer as coisas com calma e bem, andaste até aos terrenos que te sentias bem mandaste vir o toiro e fizeste uma bela pega, pena não teres ficado à primeira tentativa que tiveste igualmente bem, ali com uma mãozinha tinhas ficado, foi pena, mas na segunda cresceste e pegaste bem.
Fechou a corrida o Gonçalo Guerreiro “Sali”, já te vimos melhor, não sei se acusaste a responsabilidade da praça, da corrida que era ou da pouca rodagem que tens tido este ano, ao principio apareceste pouco e talvez isso se tenha refletido. Fizeste as coisas todas muito a correr, muito nervoso e nunca recebeste bem o toiro, resolveste á segunda, as coisas bem feitas como tu já mostraste que sabes fazer tinhas resolvido á primeira sem duvida nenhuma. Um dia não são dias e não te vão faltar oportunidades com certeza para te emendares e fazeres grandes pegas. Boas segundas ajudas dos irmãos Menéres num gesto bonito a irem os dois das segundas ajudas.

Partilhou esta corrida com o Nosso grupo, o grupo de forcados amadores de S. Manços que pegaram respetivamente Pedro Santos, à terceira, Nuno Leão, à primeira e Pedro Fonseca, à terceira. Vencendo o prémio D. João de Noronha em disputa para a melhor pega.
Não posso deixar de salientar o facto, da empresa ter disponibilizado a receita da gala do forcado e a ter entregue ao forcado José Conceição, elemento do grupo de forcados amadores de S. Manços que foi vitima de uma grave colhida que lhe provocaram damos graves para o resto da vida.

Deixo então o meu grande Olé ao nosso grupo, que tenham grandes triunfos e nos honrem com muitas e grandes pegas.
Um grande e forte Abraço e pelo Nosso grupo VENHA VINHO, VENHA VINHO, VENHA VINHO.


Vasco Costa