sexta-feira, julho 13, 2012

Crónica Albufeira

Albufeira, 11 de Julho de 2012

Acedendo ao pedido do meu cabo, tenho hoje a honra de escrever a crónica da corrida de Albufeira, ao qual agradeço.

Uma corrida destinada aos jovens valores da Tauromaquia Nacional, onde o característico público de Albufeira preenchia mais de ¼ de casa, da “Trintona”praça Algarvia.

Lidavam-se erales de Valedeterrazo, de escasso trapio, que cumpriram na generalidade destacando-se o primeiro.

Compartilhámos cartel com a cavaleira praticante Sofia Almeida e os amadores Cláudia Almeida e Ruben Inácio, que demonstraram um toureio de boa nota, com características principiantes, mas com ambição de triunfo.

No capítulo das pegas, foi para a cara do primeiro da ordem, o forcado Dinis Caeiro. Algo apressado no cite, cedo entrou nos terrenos do touro. Carregou com decisão e reuniu de forma correcta, fechando-se para não saír. De salientar a boa primeira ajuda do Luis Vilhena e a forma eficaz como os restantes fecharam a pega.

Para pegar o segundo perfilou-se o forcado Sérgio Godinho. Um forcado recente, que tem dado mostras de dedicação e vontade, para fazer parte da nossa“família”. Na minha perspectiva, calhou-lhe em sorte o touro mais complicado, que exigia mais técnica na reunião.
Nas primeiras duas tentativas, citou com calma mostrando-se ao oponente, que arrancava solto humilhando pelo chão, dificultando a reunião e tirando a cabeça quando agarrado. O Sérgio empranchou-se, não conseguindo reunir eficazmente. Na terceira tentativa, reuniu bem e foi bem ajudado por todo o Grupo, consumando assim a pega.

O terceiro da ordem foi pegado pelo forcado Gonçalo Guerreiro, também ao terceiro intento. O Gonçalo já não pegava há algum tempo e demonstrou alguma insegurança nesta pega. Na primeira tentativa não aguentou o touro, começando a recuar cedo demais, pelo que este o perdeu e lhe investiu ao lado. Na segunda tentativa, pelo contrário, não recuou e o touro colocou-lhe a cara por cima dificultando a reunião e pisando-o durante a viagem desfeitando-o.
Ao terceiro intento reuniu muito bem e aguentou uma viagem longa fechado na cara do touro que fugiu ao grupo. É de ressalvar a excelente ajuda do João Pedro Rêgo que recuperou eficazmente aguentando até o restante grupo chegar e consumar a pega.

A primeira e única parte desta corrida estava concluída.

Após o fim do espetáculo, fomos convidados a permanecer na praça, para pegar um touro com que o cavaleiro Tito Semedo iria treinar.
Foram efectuadas duas pegas, uma pelo forcado Rui Gomes que prontamente se ofereceu para pegar esse touro e pelo forcado Gonçalo Guerreiro, que teve oportunidade de corrigir os erros durante a pega que efectuou na corrida.

Dirijo uma palavras de boas vindas aos forcados José Maria Ceiro e Cristin Cernatu, que se fardaram nesta noite pela primeira vez no Grupo. Desejo-vos sorte e que saibam sempre honrar a o nome do Grupo de Évora, dentro e fora da praça.

Uma palavra de amizade também para todos os que estiveram presentes na corrida. Uma corrida durante a semana, longe da nossa terra, que exige sacrificio, a todos os que trabalham e têm compromissos no dia seguinte. Enquanto elemento do grupo agradeço-vos a dedicação.

Pelo nosso Grupo,

Venha vinho... e touros... e amizade!

Um abraço a todos,

Ricardo Casas-Novas