quarta-feira, julho 11, 2012

Crónica Corrida das Velas, São Jorge, Açores

Açores 7 de Julho de 2012.

Cartel: Tiago Pamplona
            Sário Cabral
            João Pamplona
Grupo de Forcados de Évora e Grupo de Forcados do Ramo Grande
6 Toiros de Álvaro Amarante.

3/4 de casa forte numa tarde muito agrádavel, onde os 3 cavaleiros tiveram um pouco irregulares fruto da pouca rodagem das suas montadas. Bem apresentados cumpriram bem a sua papeleta os 6 exemplares da Ganadaria de Álvaro Amarante. Tarde de algumas estreias feitas pela cabo do Ramo Grande, onde não sentiram dificuldades de maior em resolver as suas 3 pegas.
Para a cara do primeiro toiro da tarde foi escolhido pelo Cabo António Alfacinha o José Miguel Martins, forcado que já não pegava à um ano e sem se notar esta situação, citou com muita calma o seu oponente, aguentado a investida e realizando uma pega perfeita do inicio ao fim à primeira tentativa, muito bem ajudado pelo grupo todo, a destacar a 1ª ajuda do Luis Nobre a dar bem o peito e vindo sempre agarrado até ao grupo fechar junto à trincheira.
Segunda toiro da tarde, pegou o forcado Ricardo Matxira Sousa, na primeira tentativa talvez um pouco nervoso e a não perceber o que tinha pela frente. Ao carregar o toiro sai com pata, adiantado um piton e a não deixar que o forcado se fechasse. À segunda tentativa tudo diferente, o forcado cita e recua muito bem, tendo uma excelente reunião, depois o toiro foge ao grupo, mas bem ajudado pelo 1ª ajuda José Vacas e também pelo rabejador Gonçalo Mira que deu e bem uma importante 2ª ajuda. Na minha opinião a pega da corrida.
Terceiro e último toiro, Jorge Vacas que estava um pouco apreensivo, fruto talvez da sua pega de S.Cristóvão do ano passado e por "aquela coisa" que assistimos chamada sorteio. Escolha acertada do nosso Cabo em mandar o Jorge à cara do toiro, realizou uma boa pega à primeira tentativa com o  toiro a dar luta com dois fortes derrotes e depois a vir com a cara pelo chão dificultando a entrada dos ajudas.
Boa actuação do Grupo de Forcados Amadores de Évora em terras Açoreanas o que já não acontecia há 18 anos.
Seguisse o jantar muito agradável na casa do Ganadero Álvaro Amarante em conjunto com o resto dos intervenientes da corrida, onde se realizaram os nossos tradicionais discursos de digressão. Para terminar a noite fomos conhecer as Festas da Ilha de S.Jorge.
Para finalizar dois agradecimentos muitos especiais ao Sr. Ávaro Amarante pelas refeições oferecidas ao nosso Grupo e aos Amadores do Ramo Grande que foram incansáveis desde que aterramos na Ilha Terceira até ao nosso regresso ao Continente.

E PELO GRUPO DE ÉVORA, VENHA VINHO, VENHO VINHO, VENHA VINHO.

Fernando Manuel Diogo Alves Henriques