segunda-feira, julho 20, 2009

Crónica de Moura

Moura, 17/07/09

Pelo segundo ano consecutivo estávamos anunciados em Moura, desta vez para a primeira edição da Mini Feira Ibérica do Toiro. De parabéns a empresa Gestoiro pela ousadia e pelo sucesso garantido desta ideia.
Foi talvez das corridas de maior expectativa de esta temporada taurina, 6 touros de Miura com idade e muito trapio, entre 590Kg e 650Kg.
A aprensão era enorme, muita expectativa para ver o comportamento daqueles touros com fama de assassinos.
Para os aficionados que iam à espera de mortos e estropiados a corrida foi de facto uma desilusão, para os restantes que buscavam boas e seguras actuações, cheias de técnica e entrega, então sim foi um êxito.
Começo por fazer uma breve referência ao Real Grupo de Moura, grupo das nossas amizades, que sempre tão bem nos recebe e com os quais partilhamos de grande amizade, tiveram uma bonita noite na sua terra, mereciam mais, como sempre desejamos para os amigos.
Da nossa parte começámos a corrida com a minha pega, estava tranquilo e consciente do que devia fazer, sabia que o touro sairia quando me sentisse e assim foi, tentei marcar-lhe a reunião e consegui fechar-me bem à córnea, o touro não bateu, empurrou e muito mas o grupo todo, sem excepção, fechou brilhantemente e a pega foi consumada à primeira.
O nosso segundo touro, o maior do encerro que veio de Zahariche, tinha 5 anos e 650Kg, revelou-se uma agradável surpresa, foi o touro mais colaborador da corrida, francamente bom, dos bons que tenho visto esta temporada. Pegou-o e muito bem o Nuno Lobo também à primeira, mais uma vez bem ajudado por todo o grupo.
Não faço especial referência a um ou dois ajudas porque todos estiveram à altura.
Último touro, mais uma cernelha, a parelha está a ficar com cartel e já são falados no mundillo taurino, pegaram à segunda entrada com muita decisão um toiro destapado de Grave (sobrero), excessivamente gordo, com muito pouca cara e um comportamento de manso. Pega sem o brilho que merecia mas muito eficaz. Mais uma vez estão de parabéns.
A passagem por Moura só acabou, como é tradição na madrugada de segunda-feira! com muita festa….esperemos que haja mais para o ano.