segunda-feira, outubro 08, 2007

Évora 29 de Setembro - Concurso de Ganadarias

Pedimos desculpa pelo atraso desta crónica, mas o mesmo deve-se a uma questão de fortes incompatibilidades informáticas...
Para esta crónica solicitámos colaboração de um Grande forcado que passou pelo nosso Grupo, e se despediu esta época, de forma muito sentida, mas singela e humilde de uma forma que só está ao alcance dos grandes, espelho do seu percurso no seio do Grupo. Açoriano, Forcado de dinastia e de uma família que dá Forcados ao Grupo desde o tempo dos "Continuadores", Miguel foi para quem se fardou com ele um exemplo a seguir como Forcado dentro e fora de Praça. Como já não tínhamos o prazer da sua companhia desde a noite da sua despedida, achámos que ele não se deveria afastar por mais tempo...

"48º Concurso de Ganadarias de Évora 29 de Setembro de 2007


Finalmente foi devolvido o mais antigo e prestigiado concurso de ganadarias de Portugal ao seu palco natural que é a praça de toiros de Évora. Agora possuidora de uma imagem nova e moderna de forma a estar á altura da evolução da sociedade contemporânea, embora sempre presente um sentimento nostálgico da nossa “velhinha”.
Quero desde já felicitar o nosso amigo Manuel Silveira por esta iniciativa ajudando assim a saber o desempenho do grupo ao longo da temporada (pois é ele o “bloguista” do grupo), e agradecer em especial o convite que me fez para escrever esta crónica.
Vou tentar relatar o que vi nesta corrida e perdoem-me os aficionados se estiver equivocado em alguns aspectos.
O 1º toiro da corrida foi da ganadaria Rosa Rodrigues, bem apresentado com o peso de 582Kg. Toiro que veio de mais a menos com pouca codícia proporcionando uma lide com pouca emoção ao cavaleiro Vítor Ribeiro, ao contrário do que é habitual neste profissional.
Pegou este toiro António Jesus dos Amadores de Santarém ao 1º intento sem grandes dificuldades, estando sereno e calmo no cite, pois este procurou as tábuas, não recuando muito a fechar-se bem e o grupo a ajudar de forma superior.
O 2º da ordem foi da ganadaria Herdeiros de Conde Cabral com o peso de 525kg. Toiro com apresentação um pouco aquém do concurso em questão, porém em comportamento foi um dos melhores da tarde. Toiro bravo saindo ao cavalo de todo o lado com codícia e andamento.
Para a pega foi o forcado Gonçalo Pires do Grupo da terra que consumou á 1º tentativa. Estando bem á frente do toiro carregando no momento certo com boa reunião, este empurrou para dentro do grupo o qual respondeu de forma eficaz a ajudar. Prémio mais que merecido a este forcado pois tem dado provas que tem capacidade para pegar em datas com esta importância. É de louvar a entrega que tem ao grupo.

3º da ganadaria Fernandes de Castro com peso de 505kg não tinha muito esqueleto mas estava bem apresentado. O toiro saía bem ao cavalo mas transmitia pouco, João Telles Jr. andou bem com cravagem bem colocada mas chegou pouco ao publico nesta lide.
Para pegar este exemplar foi o amador do grupo escalabitano Gonçalo Veloso que sem dificuldade pegou á 1ª tentativa, apesar do toiro ter afocinhado mas o grupo cedo recuperou. Destaque á entrada pronta e oportuna do 1º ajuda Pedro Cabral.
4º da tarde foi da ganadaria Murteira Grave acusando na balança da praça 550kg, toiro com boa constituição física mas com falta de “carnes” para um concurso de ganadarias, poderá dizer-se que foi o pior da corrida mostrando mau comportamento para a lide a cavalo e para a pega. Pouco esclarecido a passar no capote não investia com franqueza e depois da cravagem dos ferros parava-se e procurava as tábuas. Vítor Ribeiro fez o que pôde perante exemplar de tão fraca qualidade.
Foi pegar este toiro Francisco Pulido Garcia que consumou ao 3º intento. Para pegar um toiro destes é sempre uma mais valia para um grupo ter um forcado com as qualidades que tem o Francisco. Na 1ª tentativa o toiro estava nos tércios, o forcado esteve bem á sua frente mas este saiu a medir com pouca velocidade, o que complicou substancialmente a pega, derrotou violentamente e o forcado saiu sem que os ajudas pudessem entrar. Na 2ª tentativa o “Vadiola” não teve como é seu costume acho que recebeu mal o toiro não se conseguindo fechar eficientemente saindo num derrote violento para cima. Na 3ª tentativa a rês foi mudada para frente dos curros, este teimava em não sair e a pega foi desfeita. Voltou a tentar com o crer e coração que lhe é habitual ai fechou-se bem com o grupo a ajudar só cá atrás.
Chico espero que a tua actuação não tenha a ver com o facto de teres sido pai recentemente e que te recomponhas rapidamente, para que nos continues a brindar com actuações por muitos mais anos da forma impar que te é habitual.



5º toiro com 697kg pertenceu á ganadaria Guiomar Cortes Moura, bem apresentado mas demasiado gordo, o que não lhe impediu de mostrar as suas qualidades. Toiro sempre disposto a ir ao castigo sem procurar crenças, foi mais um dos toiros bravos da corrida.
Pegou Diogo Sepúlveda á 1ª. Pega que resultou muito vistosa devido a velocidade imprimida pelo toiro apesar do seu peso. O forcado mostrou muita garra e faculdades físicas para lá ficar. Volta á arena sozinho justamente, devido a fraca actuação do Moura Caetano.
6º da ordem foi da ganadaria Passanha pesando 690kg. Foi o melhor toiro da corrida dando ao ganadeiro os dois troféus em questão, apresentação e bravura. João Telles Jr. entendeu bem o toiro tendo nisso resultado numa lide de êxito.
Pegou este belo exemplar o experiente forcado da terra Bernardo Patinhas, uma pega tecnicamente perfeita do princípio ao fim. Toiro saiu com pata e o grupo respondeu bem a ajudar resultando numa das melhores senão a melhor pega da tarde.





Corrida agradável que correu a muito bom ritmo, com toiros de muita qualidade. Pena a fraca adesão do público.
O grupo está de parabéns não só por esta corrida mas como tem vindo ao longo da época. Pelo nosso grupo:
Venha vinho!!!
Miguel Mexia de Almeida"
fotos: www.tauromania.pt