segunda-feira, setembro 24, 2007

Viana do Alentejo - 23 de Setembro

Após 15 dias de pausa, o nosso Grupo juntou-se mais uma vez para "atacar" o último quarto da época! Foi em Viana do Alentejo, por ocasião da Feira de Nossa Senhora d'Aires, data que já vem sendo tradicional no nosso calendário.
O cartel era constituído por Luis Rouxinol, Marco José e Francisco Cortes, sendo que este último foi substituído à última hora por Carlos Alves. Os toiros eram de Nuno Casquinha e alternavam connosco o Grupo de Safara e o Grupo da Cuba.
O sorteio ditou que nos calhassem em sorteio maior toiro da corrida e também o mais pequeno, sendo que o 1º rondava os 500kg e o último os 400kg de peso.
Assim após a fardação rumámos à Praça, que, como sempre estava localizada no recinto da feira, bem junto ao Santuário. Pena é que a adesão do público não fosse a desejada, causando a inevitável falta de ambiente.
Para o primeiro toiro que se adivinhava sem problemas de maior, embora trazendo "pata" o João escolheu o Ricardo Casas-Novas. O Ricardo fez uma primeira tentativa correcta, pena que lá atrás algo tenha corrido mal e a pega acabou por não se consumar! Na segunda tentativa, o Ricardo esteve simplesmente "ausente" da Praça. O toiro foi mais tardo e ele teve de lhe entrar um pouco mais nos terrenos, mas ao recuar perdeu a voz ao toiro e a sorte não resultou! Na terceira o Grupo foi para resolver e fê-lo com correcção e asseio. Nota positiva para 3 grandes primeiras ajudas do José Menéres, também ele num grande momento, e nota negativa para alguma apatia do Grupo para tirar o toiro de cima de um forcado no chão. Não pode acontecer de novo como o João frisou...
No nosso segundo e último toiro, um toiro diferente do 1º, que se empregou mais no cavalo e que consequentemente chegou à pega mais desgastado, o João enviou o jovem João Pedro Oliveira que completava 15(!) anos de vida. Foi um bonito presente que o Guga teve neste seu aniversário, como recompensa pela sua entrega ao Grupo nesta sua primeira época. O Guga resolveu bem a papeleta e pegou à primeira fechando-se bem na cara do toiro que fugiu um pouco ao Grupo, que recuperou igualmente bem. Como foi dito no Jantar, nem todos começam tão cedo e nem todos conseguem numa idade tão jovem estar calmos e frios na cara de um toiro. Adivinha-se portanto um bonito futuro para o Guga dentro do nosso Grupo no seguimento dos seus pregaminhos familiares... Assim mantenha a sua humildade e dedicação!
Esta foi a única(!!!) pega da corrida à 1ª tentativa e acabou por arrebatar o troféu em disputa. Prémio supremo em dia de aniversário!!!
Agora já "só" nos faltam seis actuações...

Manuel Silveira