quinta-feira, outubro 11, 2007

Elvas 5/10/2007

Esta foi uma corrida muito especial por vários motivos: Iríamos pegar em Elvas terra de tradições no nosso Grupo e de que tem sido ao longo dos anos um "viveiro" inesgotável de grandes Forcados do nosso Grupo, e assim continua. Pegávamos pela 1ª vez no novíssimo Coliseu de Elvas, e era uma corrida de solidariedade em prol de uma causa nobilíssima como a CERCI, neste caso de Portalegre. E o GFAÉ como é seu timbre não quis deixar de dizer presente e contribuír com aquilo que pode a favor de tão importante causa.
No organização deste evento estava Pedro Sotero, antiga glória do Grupo de Montemor, irmão de um distinto Forcado do nosso Grupo o Luis Sotero, que tem pelo nosso Grupo, não temos dúvidas, uma enorme estima. A ele agradecemos a presença na corrida, o magnífico Jantar que nos foi oferecido após a corrida e esta crónica. Muito obrigado Pedro...

"TRIUNFO DA SOLIDARIEDADE EM ELVAS


Coliseu José Rondão Almeida


Na passada Sexta-feira, dia 5 de Outubro, pelas 21h 30m, realizou-se em Elvas, nas fantásticas instalações do Coliseu Rondão Almeida uma Corrida de Toiros de Beneficência a favor da CERCIPORTALEGRE que serviu para demonstrar mais uma vez o quanto é solidária a festa dos toiros e os seus aficionados quando estamos perante causas de carácter humanitário, pois o recinto apresentou Lotação Esgotada, tendo mesmo ficado na rua algumas dezenas de pessoas sem bilhete.
De salientar ainda, que todos os artistas anunciados, desde Cavaleiros a Forcados, Fadistas, Banda de Alter do Chão, e (quase) todos os Bandarilheiros actuaram gratuitamente unindo-se também eles a esta nobre causa.

Estavam anunciados os cavaleiros, António Maria Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Marcos Tenório, e o jovem Tiago Carreiras. Os toiros foram gentilmente oferecidos pelas ganadarias Murteira Grave, Guiomar Cortes Moura, Brito Paes, David Ribeiro Telles, Passanha, e Manuel Coimbra, estando de um modo geral bem apresentados, entre os 430 e os 515 Kg. As pegas ficaram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Évora, Portalegre, e Académicos de Elvas, capitaneados por João Pedro Rosado, Fernando Coelho, e Ivan Nabeiro, respectivamente.

António Maria Brito Paes “abriu praça” com um toiro da sua ganadaria que desde cedo se começou a defender em tábuas acusando o piso pesado da arena. O cavaleiro esforçou-se ao longo da lide e teve o prémio merecido num bom par de bandarilhas a sesgo já no fim da sua actuação.
João Moura Caetano foi o triunfador da noite tendo arrancado uma actuação ao nível das melhores que lhe vimos fazer este ano. Abriu com dois ferros compridos soberbos, citando de praça a praça, para os quais contribuiu a nobreza do toiro de Guiomar Cortes Moura. Nos ferros curtos preparou bem as sortes, aguentou até ao máximo a investida do toiro, para na cara deste fazer o câmbio e cravar ao piton contrário. Terminou a sua actuação com um ferro de palmo de grande qualidade deixando o público ao rubro.
Manuel Telles Bastos toureou o exemplar da ganadaria de sua casa que se revelou “mansote”. O cavaleiro entregou-se à lide cravando alguns bons ferros curtos a sesgo, e terminou com um bom par de ferro de palmo numa actuação em que o opositor não ajudou muito.
O praticante Duarte Pinto não estando perfeito nos ferros compridos, pois “abria” muito para cravar, dando a ideia de ainda estar a testar o Passanha que lhe tocou em sorte. Veio a melhorar nos curtos com alguns ferros a merecerem boa nota, embora com alguns toques na montada.
Marcos Tenório, que “jogava em casa”, enfrentou o toiro Manuel Coimbra. Motivado, cravou ferros de frente de boa qualidade que entusiasmou o público da sua terra. Terminou a sua lide com um ferro de palmo de excelente nota.
Por fim, saiu o jovem praticante Tiago Carreiras que teve no representante da ganadaria Grave o seu opositor. Abriu praça com três ferros compridos de boa nota, para de seguida ir buscar o seu cavalo de confiança no qual cravou quatro ferros curtos de elevado grau de dificuldade, uma vez que por esta altura o toiro já se encontrava reservado em tábuas. Mesmo assim, o jovem cavaleiro conseguiu cravar ferros vistosos, arriscando muito, e demonstrando um à vontade e uma garra que chegou ao público.

No que à forcadagem diz respeito, os toiros não apresentaram grandes dificuldades, pelo menos aos forcados em praça que souberam tirar partido dos toiros que tinham pela frente. Assim, pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora estiveram em praça a pegar de caras duas gerações distintas do grupo. Abriu praça o veterano forcado Rui Sequeira, ele que sempre foi um eximio primeiro ajuda, e que nessa noite lhe calhou pegar de caras. Pegou à primeira tentativa com toda a alma e determinação que é seu apanágio.


O Nuno Lobo fez a melhor pega da noite. Apesar da sua juventude conseguiu perceber as características do toiro que tinha pela frente como nenhum outro forcado nessa noite. Percebendo que o toiro estava exausto, começou a citar de largo, devagar, com elegância, aparentando uma calma e controlo da situação apenas normal nos forcados mais experientes…o que não é o caso. Quando percebeu que estava a entrar nos terrenos do toiro, carregou decidido, aguentou, e fechou-se numa reunião perfeita à barbela que lhe permitiu aguentar alguns derrotes duros. Parabéns, Nuno!




Quanto aos Forcados Amadores de Portalegre, João Romão Tavares fechou-se bem à primeira tentativa numa pega rija, demonstrando o bom momento que atravessa. Nelson Nabiça fez uma pega rija ao primeiro intento, bem ajudado pelo resto do grupo.
Os Académicos de Elvas sentiram algumas dificuldades perante os oponentes, não tanto pelas dificuldades que os toiros apresentaram, mas talvez pela sua falta de experiência. Pegaram os forcados Tadeu Lopes e David Barradas, à segunda e terceira tentativa respectivamente.
Ao bom desenrolar do espectáculo ajudou sem duvida a actuação dos fadistas António Pinto Basto, José da Câmara, e os “Marialvas”, Carlos Pegado, Manuel da Câmara, e Rodrigo Pereira que entreteram o público com momentos de fado marialva durante a recolha dos toiros pelos cabrestos.
O espectáculo foi dirigido correctamente pelo Sr. Lourenço Luzio, assessorado pelo Dr. Patacho Matos."






Pedro Sotero




fotos: http://www.toureio.no.sapo.pt/