segunda-feira, agosto 13, 2007

Pegar e ver pegar toiros tem grande diferença

Neste último 11 de Agosto o nosso Grupo fez 44 anos e está a decorrer a 45ª. época.
A tradição portuguesa dos grupos de forcados contarem a sua antiguidade está relacionada pelos anos consecutivos de actuações de cada grupo. Ou por outra: Tem estado, apesar de ultimamente se comemorarem idades de grupos que estiveram parados.
Contudo, não é exactamente igual um grupo pegar ou ver pegar toiros. Quando alguns grupos consideram no seu historial os anos que estiveram parados e anos de actuações de outros grupos da mesma terra, algo confunde e muito o público.
Em tempos houve em Évora outros grupos de forcados. Uns profissionais e outros amadores.
O actual Grupo de Forcados Amadores de Évora iniciou-se em 11 de Agosto de 1963, comandado por João Nunes Patinhas e nada tem a ver com outros com o mesmo nome, como por exemplo um de 1914 (cabo António Loupa); o de 1941 (cabo António Vaz Freire); o de 1947 (cabo Fernando Vilalva) ou o de 1948 (cabo Augusto Cabeça Ramos).
Todos os que passaram pelo actual Grupo de Forcados Amadores de Évora, começando pelos seus três cabos, João Nunes Patinhas, João Pedro Oliveira e João Pedro Rosado, têm esse conceito: o grupo tem 44 anos e está na 45ª. época.
Os grupos anteriores de Évora, que dignificaram também a cidade e a tauromaquia portuguesa, tiveram as suas épocas mas não conseguiram o mais difícil num grupo de forcados amador: a sua continuidade.
Com excepção dos Amadores de Santarém, Amadores de Montemor e Amadores de Lisboa, todos os restantes saem à esquerda doa Amadores de Évora, por muitas e elaboradas contas de antiguidades que andem a fazer.

Por todos os que envergaram a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Évora

VENHA VINHO !

Manuel Peralta Godinho e Cunha
Agosto de 2007