segunda-feira, agosto 13, 2007

Beja - 10 de Agosto

Para comentar a esta corrida, escolhemos um filho do Baixo Alentejo. Ele é para nós uma referência no interior do Grupo como modelo de conduta, humildade e de "Espírito GFAE". Sendo também (para além de todas as suas qualidades Humanas), uma referência da Forcadagem actual, a quem o infortúnio bateu à porta...

"Nesta tradicional corrida do 10 de Agosto em Beja o Manuel Silveira pediu-me que fizesse a crónica da corrida e eu infelizmente aceitei.
Digo infelizmente porque normalmente quem faz as crónicas é quem está a assistir como espectador, situação a qual me custa bastante, ver todos lá em baixo divertindo-se a pegar toiros e eu não poder contribuir para esses momentos únicos que só nós que cá andamos sabemos dar valor.
Bem mas falando da corrida, calhou-nos neste concurso de ganadarias Alentejanas os toiros mais pesados da corrida, o nosso 1º da ganadaria Condessa de Sobral com 560kg, um toiro sério com apresentação, saiu bem mas com decorrer da lide denotou-se um pouco manso e com sentido mas nada que Ricardo Casas Novas ( Bimbo) forcado que atravessa momentos de muito boa forma não resolvesse com galhardia. O toiro saiu-se solto o Ricardo não conseguiu uma boa reunião mas agarrou-se com vontade e o grupo coeso a ajudar resolveram sem problemas.

O nosso 2º um toiro da ganadaria Luís Rocha com 520 kg um toiro que na lide foi a menos e não transmitia, toiro bastante acessível para José Pereira esse Forcado de grandes pegas que por vezes as coisas não resultam, e infelizmente aqui em Beja perto de sua casa e dos seus amigos não resultaram. O Zé não conseguiu fazer aquilo que fez em Lisboa que foi mandar no toiro e isso dificulta mais a execução perfeita da pega, tendo assim uma reunião de grande impacto a qual o deixou lesionado, mas o Zé com todo o seu valor não queria que o seu oponente levasse a melhor fazendo mais duas tentativas, já debilitado fisicamente mas de cabeça erguida e com vontade de lá ficar. Na sua ultima talvez não o tenha conseguido por falta de uma mãozinha dos ajudas e do rabejador.
Sendo assim dobrado por António Alfacinha a 1ª a resolver sem complicar com ajuda carregada de Vasco costa.
Foi mais um 10 de Agosto em Beja que fica marcado com a lesão do Zé Pereira, mas com certeza que quando recuperar vai vir com muito mais "ganas" de fazer grandes pegas como nos tem habituado.
Desejo-te rápidas melhoras.

pelo Grupo d'Évora.Venha Vinho.....

Saudações taurinas

Francisco Pulido Garcia"