quinta-feira, agosto 16, 2007

Castro Marim - 14 de Agosto

Para esta crónica foi escolhido um grande forcado que passou pelo nosso Grupo e que marcou quem com ele se fardou. Natural do Algarve, Fernando Luís Vasconcelos, forcado de pegas rijas e de toiros difíceis é recordado por todos pelo seu forte carácter e espírito de Grupo!

"Castro Marim, 14 de Agosto de 2007

Numa noite fria para a época do Ano em que estamos, assistimos a uma corrida agradável que inevitavelmente fica marcada pela trágica e aparatosa morte, em praça, de um dos cavalos da quadra de João Moura Caetano. No que respeita à corrida, o cartel era composto pelos Cavaleiros, Rui Fernandes, João Moura Caetano e a Cavaleira Praticante Isabel Ramos, os Toiros pertenciam à Ganadaria de D. Luis Passanha e o Novilho à Ganadaria de Herdeiros Brito Paes, de salientar a boa apresentação e bravura dos mesmos. Para as pegas tínhamos o Nosso Grupo e o Grupo de Forcados Amadores de Cascais.
O 1.º toiro da noite foi lidado pelo cavaleiro Rui Fernandes, cumpriu sempre na lide, mostrando muita disponibilidade mas alguma falta de força quando se empregava mais, para a cara deste foi o Nuno Lobo, esteve bonito no cite mas julgo que algo apressado, do local onde me encontrava não consigo ter total percepção do momento da reunião, fiquei com a ideia que aguentou pouco o toiro o que motivou que se encornalasse, no entanto fechou-se muito bem. Gostei muito de ver o grupo a fechar a pega com bastante entrega e sem precipitações, em especial a 1.ª ajuda, do Zé “Carraço” (José Maria Menéres). Fica-me também na memória a insatisfação do Nuno Lobo por a pega não ter corrido como ele queria, o que demonstra que quer melhorar, bom indicador!!!
A seguir calhou-nos o novilho lidado pela cavaleira praticante Isabel Ramos, sem nunca se parar e com bravura cumpriu sempre, mostrando melhores indicadores no capote que no cavalo. Para a cara foi o “Pulga” (Vasco Fernandes), muito bonito em praça, com muita calma, não conseguiu fazer melhor porque o novilho arrancou-se assim que o viu e mete-lhe mal a cara, tirando-lha de seguida, o que inviabilizou a pega nesta tentativa sem qualquer responsabilidade para o Vasco uma vez que sai fechado do novilho, principalmente por este ser ligeiramente cabano e ter pouco “pau”. Na 2.ª tentativa consegue receber bem o novilho e fechou muito bem tapando-lhe toda a cara, o grupo nesta pega já demonstrou alguma precipitação, sem que tenham estado mal. Duas notas, uma para o “Pente” (Miguel Cabral) não queiras rodar tanto porque corres o risco de não conseguir ajudar, outra para o “Pulga”, não se pode deixar o cavaleiro sozinho no meio da arena para ir apanhar o que quer que seja, ainda para mais sendo uma Senhorita (são pormenores a corrigir com o tempo mas que importa não esquecer).

O Nosso último toiro era o nosso toiro mais sério, foi lidado pelo cavaleiro João Moura Caetano, bastante emocionado pelo ocorrido com o seu cavalo na lide anterior, mas com grande entrega e vontade de triunfar. O toiro teve bons pormenores, no entanto achei que se foi modificando ao longo da lide, parando-se ligeiramente para depois ter algumas arrancadas pela certa, o João optou por não arriscar e escolheu para a cara o “Padinha” (António Alfacinha), andou bem em praça, bonito a citar e a mandar no toiro, faltando-lhe apenas ter consentido mais o toiro no momento da reunião, fiquei também com a ideia que pára de recuar a meio da viagem, não conseguindo evitar um violento derrote que impossibilitou que se fechasse. Na segunda tentativa já corrigiu e recebe melhor o toiro, muito bem todo o grupo a ajudar, sem agarrões e todos a funcionarem, eu vou salientar 2 elementos que me surpreenderam pela positiva, especialmente porque foi a vez que os vi melhor, é o caso da 1.ª ajuda do Guerra e a 2.ª o “Stefanel” (Manuel Sousa Dias).

Não aprofundo o resto da corrida porque não nos dizia directamente respeito, mas posso dizer que tanto cavaleiros como forcados estiveram à altura e resolveram todas as situações que tiveram pela frente.
Para terminar gostava de dar os parabéns ao Nosso Grupo pela temporada que tem vindo a fazer e desejar a maior sorte para o que ainda está para vir. Temos rapaziada nova com vontade, entrega e a interiorizarem o espírito do Grupo para que exista sempre continuidade.
Pelo Grupo de Évora, Venha vinho!
Fernando Luis Ornelas Vasconcelos"