sexta-feira, agosto 17, 2007

Reguengos de Monsaraz - 15 de Agosto

Esta é sempre uma data e um local com um lugar muito especial no calendário do nosso Grupo, pela carga emocional que nos traz e pelo que significa para todos nós no Grupo de Évora. Os anos passam e ao de cima vêm as grandes recordações de históricos 15 de Agosto, e diluem-se no tempo as mágoas e tardes menos boas. É sempre também muito importante pois é o aniversário do nosso Cabo Fundador, o sr. João Patinhas, a quem endereçamos sentidas felicitações.
Para o comentário desta corrida escolhemos um Homem que está directamente ligado ao ressurgimento em grande do nosso Grupo após um período difícil nos anos 80. O sr. Luís Miguel Sotero, popularmente conhecido por "Guéu", está intimamente ligado ao regresso do GFAÉ aos êxitos. Forcado de confiança do sr. João Pedro Oliveira, aqui começou com 15 anos em 1990 a pegar Toiros e fê-lo de forma muito dura e brilhante até 1999, sendo para todos nós forcados actuais uma referência, a sua abnegação e conduta. Este ano ele abriu de novo as portas de sua casa, desta vez na sua nova "mansão" em Reguengos, onde fomos extraordináriamente recebidos por ele e pela sua filha Carminho. Muito obrigado a ambos. Agradecemos também a sua colaboração na crónica, pois sabemos que não é muito dado a estas "modernices"...

"Reguengos de Monsaraz 15 de Agosto 2007-08-17


Vou começar esta crónica a agradecer o convite feito pelo meu amigo Manuel Silveira de comentar esta corrida realizada no dia 15 de Agosto na velhinha praça de Reguengos de Monsaraz, nesta corrida tive também o prazer de ter em minha casa o nosso grupo a fardar-se, aproveito esta ocasião para dizer que está sempre uma porta aberta em Reguengos de Monsaraz para o Grupo de Forcados Amadores de Évora.

Nesta tarde de 15 de Agosto, alem de haver sol e moscas, o calor não era aquele que estamos habituados a ter nesta altura do ano, pois estava uma temperatura bastante agradável para ver uma corrida de toiros, por esse motivo e mais alguns a praça encontrava-se quase esgotada, bom para o “Compadre Costa”.
O cartel era composto pelos cavaleiros:
- Luís Rouxinol
- Vitor Ribeiro
- Manuel Lupi
Os forcados eram Amadores de Évora e Amadores de S. Manços
Toiros de Murteira Grave.

Relativamente aos toiros, da famosa ganadaria Murteira Grave, estavam bem apresentados, andaram pouco para o cavalo e por vezes os cavaleiros tinham que entrar bastante dentro dos terrenos para realizar a sorte, recordo alguns momentos do cavaleiro Manuel Lupi que por duas ou três vezes foi tocado com alguma violência, julgo que a temperatura que estava foi benéfica para o espectáculo e para os toiros, pois se estivesse mais calor os toiros andariam ainda menos do que andaram, quando falo dos toiros andarem pouco estou a generalizar a coisa, pois costuma-se dizer na gíria tourina que não há quinto mau, mas neste caso foi o quarto da sorte que saiu com uma beleza extraordinária e uma bravura acima da média, foi lidado pelo cavaleiro de Pegões Luís Rouxinol, que mais uma vez esteve a altura do toiro, aproveito este momento para dizer que o Luís Rouxinol é dos melhores cavaleiros que nós temos, já anda nestas andanças há algum tempo e tenho visto sempre com a maior valentia, por vezes em praças desmontáveis e com toiros de arrepiar, mas sempre dando a volta as coisas, é pena que não lhe surjam mais oportunidades para ele mostrar o seu valor, por vezes penso que não lhas dão porque sabem bem o valor dele, é assim o mundo das toiradas!!!. O sexto toiro também saiu diferente dos outros, com mais poder e assim se viu tanto na lide como na pega, que para mim foi a pega da tarde executada pelo forcado experiente Pedro de Monte de Trigo, do Grupo de Forcados de São Mancos.
Pelo grupo de Évora o primeiro toiro foi pegado pelo forcado António Moura Dias “Tozinho”, saiu facilão, foi pegado a segunda tentativa pois na primeira passa ao lado do forcado, se este o tivesse alegrado com a voz na primeira tentativa, talvez o resultado tivesse sido outro, na segunda fechou-se sem dificuldades. No São Pedro em Évora vi este forcado fazer uma pega extraordinária e dura num toiro da mesma ganadaria (Grave).

O segundo toiro foi pegado pelo forcado Bernardo Patinhas, que brindou ao seu pai por mais um aniversário, fazendo este vir a praça receber o brinde, momento muito bonito nesta tarde de 15 de Agosto, pena das coisas não tenham corrido da maneira como o Bernardo nos tem habituado a vê-lo, o toiro não era pêra doce tinha uma reunião muito dura e violenta, o que fez que o Bernardo lá fosse 3 vezes, mas com a mesma cara da primeira, julgo que este toiro não vai afectar o Bernardo como forcado e que para a próxima vez vai estar como ele sabe.
A fechar o nosso lote pegou o forcado Gonçalo Pires, “Arabezinho”, tive o prazer de ser brindado com esta pega, muito obrigado mais uma vez, o toiro também era difícil, tanto na lide como na pega, desligado do cavalo e a dar arrancadas de manso, foi pegado a segunda tentativa pela valentia e moral do forcado e da magnifica ajuda do Forcado Rui Sequeira “Mata Lobos”, ao referir-me a este senhor escrevi forcado com letra grande pois este é o bom exemplo do que é forcado Amador.

Acabo esta crónica para dar os parabéns aos forcados actuais do grupo de Évora, pela magnifica temporada que estão a realizar, desejar a melhoras rápidas aos que estão aleijados, e desejar sorte para o resto da temporada.
Para o nosso grupo, venha vinho, venha vinho, venha vinho.
Bota abaixo.
Abraços Miguel Sotero"