terça-feira, agosto 07, 2007

Campo Pequeno - 2 de Agosto

Para esta corrida em Lisboa no Campo Pequeno, escolhemos um antigo forcado, natural de Lisboa e que desde o dia em que pela primeira vez acompanhou o Grupo tem prestado provas da sua amizade, dedicação e entrega ao G.F.A.É. Aqui cresceu, aqui se fez homem e até aqui se acabaria por casar, eis o exemplo de um percurso de vida em torno de um Grupo, do nosso Grupo.

"Foi uma grande e agradável surpresa, o convite que me foi feito, por parte do Manuel Silveira, para redigir a crónica da Corrida do Campo Pequeno (02/08/07).
De facto não estava nada à espera de ser o escolhido, para esta tarefa de tanta responsabilidade, nesta praça, mas é uma honra e um prazer poder fazer uma crónica, de uma corrida do meu Grupo. Desde já os meus mais sinceros agradecimentos ao GFA Évora e em especial ao Manuel Silveira.
Antes de mais, queria apenas relembrar que não sou nenhum crítico tauromáquico, nem cronista. Apenas vou relatar os factos da Corrida, da forma como eu, um antigo elemento do Grupo e Vosso amigo, vi a Corrida.

Lisboa, 2 de Agosto de 2007
Praça de Toiros: Campo Pequeno
Cavaleiros: Sónia Matias
Ana Batista
M. Ribeiro Telles Bastos
Manuel Lupi

Grupos de Forcados: Grupo de Forcados Amadores de Évora
Real Grupo de Forcados Amadores de Moura

Ganadaria: Sommer D’Andrade

A ganadaria, Sommer D’Andrade, enviou um curro bem apresentado e com pesos entre os 500 e 550kg.

O primeiro toiro foi lidado a duo pelas duas Cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista. Foi uma lide muito pouco conseguida por parte das duas jovens Cavaleiras.
O segundo toiro foi lidado por o Cavaleiro Manuel Lupi. Uma lide boa, muito positiva. Devido ao êxito da lide, explorou demasiado o toiro e este já veio a “menos” para o forcado.
O terceiro toiro, lidado por o Cavaleiro M. Telles Bastos. Mais uma lide boa com qualidade e muito positiva com o bonito e eficaz cavalo árabe, ferro Coudelaria Nacional.
O quarto toiro foi lidado pela Cavaleira Sónia Matias, mas esta não foi uma noite de êxito e triunfo para a Sónia Matias.
O quinto toiro foi lidado pela Cavaleira Ana Batista, que esteve melhor face à sua primeira lide.
O sexto toiro foi lidado a duo, pelos Cavaleiros M. Telles Bastos e Manuel Lupi. Mais uma vez estes dois Jovens Cavaleiros demonstraram toda a sua qualidade e mesmo a duo foi uma lide muito conseguida.

Quanto às pegas foi da seguinte forma que as vi:

GFA Évora

Toiro: Urracan, 533kg

Cara: Bernardo Patinhas
1ª Ajuda: Diogo Cabral
2ª Ajuda: Francisco Abreu
Guilherme Oliveira
Rabejador: Francisco Alves
3ª Ajuda: Rui Sequeira
Guerra
Nuno Lobo

O experiente Bernardo Patinhas abriu praça. Como sempre, muito elegante e toureiro soube citar e mandar no toiro com um momento de reunião difícil, porque o toiro arrancou bem mas perdeu-se um pouco a meio. Só a experiência do Bernardo, que lhe foi falando, permitiu uma reunião aparentemente fácil, consumando a pega à primeira tentativa. Muito bem, o grupo a ajudar. Foi pena não ter sido uma noite de êxito para o Francisco Alves, que não esteve bem a rabujar este toiro. Mas estamos sempre a aprender com os nossos erros. É importante ter a humildade de os aceitar, levantar a cabeça e batalhar para ter a oportunidade de corrigir esses erros.


Toiro: Impostor, 508kg

Cara: Gonçalo Pires
1ª Ajuda: Miguel Cabral
2ª Ajuda: Francisco Abreu
Guilherme Oliveira
Rabejador: Manuel Rovisco
3ª Ajuda: Vasco Costa
Diogo Cabral
Gonçalo Pimentel
O Gonçalo esteve muito bem. Não teve hipótese de mandar no toiro pois o toiro já estava muito desgastado fisicamente e já só caminhava junto às tábuas. Quando investiu, pareceu uma investida como que em fuga. O Gonçalo reuniu bem com o toiro e ainda aguentou alguns derrotes, consumando a pega à primeira tentativa. O restante grupo esteve bem a ajudar.

Toiro: Flamenco, 526kg

Cara: José Pereira
1ª Ajuda: Diogo Cabral
2ª Ajuda: Francisco Abreu
Guilherme Oliveira
Rabejador: Manuel Rovisco
3ª Ajuda: Miguel Cabral
Gonçalo Pimentel
Guerra

Gostei muito de ver o Zé, muito bem em praça, muito bem a citar e a mandar no toiro com garra e a saber perfeitamente o que estava a fazer e o que tinha de fazer. Um muito bom momento de reunião e depois a fechar-se também muito bem à primeira tentativa. Mais uma vez o grupo esteve muito bem e coeso nas ajudas.


Real GFA Moura
O Grupo de Moura concretizou as pegas da seguinte forma: primeiro toiro à 2ª tentativa, o segundo à 1ª e o terceiro à 2ª.
As rápidas e sinceras melhoras para um ajuda que saiu um pouco combalido.
Para finalizar e em modo de conclusão, queria felicitar o GFA Évora pelo êxito enorme que alcançou no Campo Pequeno e pelo excelente momento de forma que atravessa.
Que as boas actuações e êxitos continuem por todas as praças de toiros do País.
Um forte abraço para todos os actuais elementos do Grupo e também antigos elementos.
Pelo Grupo de Évora…venha vinho.

Francisco Duarte"