domingo, agosto 16, 2015

Novilhada São Pedro 2015
 
 
É com um enorme orgulho e responsabilidade que escrevo a crónica, a pedido do nosso cabo António Alfacinha, da novilhada do dia 29-07-2015, que desta forma deu seguimento à corrida do S.Pedro e que por sua vez trazia a exigência imposta pela mesma.

Mais uma bela tarde de verão, com uma abundância de calor como é pedido para corresponder ao cartel apresentado, este repleto de juventude e ambição. Nesta tarde foram lidados, tanto a pé como a cavalo, e pegados um belo curro de Calejo Pires, que desde já felicito o Tio Manuel Calejo Pires pela sua estreia e pelo seu brio em tais novilhos, OLÉ! No toureio sentimos alguns momentos de emoção, alegria, perigo, arte e vimos também uma rapaziada jovem, com ganas de andar para a frente, ansiosos pela sua oportunidade de mostrar e garantir o seu lugar na exigente tauromaquia portuguesa, felicidades e desejo buena fortuna a todos vós.

Vamos agora ao que importa, pegamos em conjunto com o Real de Moura um grupo com quem já partilhamos algumas tardes de touros e noites de amizade, e que venham muitas mais... Realizaram duas belas pegas, ao 2º novilho ao 1º intento e fecharam o 6º novilho ao 2º intento. Muitos parabéns e boa sorte para o resto da temporada!

 A nós calhou-nos o 1º e o 5º novilho, para abrir praça saltou as tábuas, Martim Caeiro, com calma e graça, foi pena não teres realizado à primeira se calhar pelo facto de o momento de reunião não ter sido a melhor. Mas resolveste bem à segunda e emendaste-te. Para o 5º foi o jovem forcado João Salgado, que pegou à 4ª, a meu ver o que te faltou foi um pouco de garra visto que a presença e o brilho estavam lá, os touros não só se pegam com esse brilho e com essa presença, há que conjugar essas características com uma certa bruteza e com a força bruta. Ai está o truque, há que ser um artista e um guerreiro ao mesmo tempo.

Gostava também de deixar uma mensagem a todos os que se fardaram pela primeira vez, bem-vindos à família e espero que tenham noção da responsabilidade que vos foi imposta...

 

Pelo Grupo de Évora e por todos nós:

 Venha Vinho

 Venha Vinho

 Venha Vinho


Francisco Oliveira