domingo, agosto 16, 2015

Festival Alcáçovas
 

 
Primeiro que tudo quero agradecer ao nosso Cabo António por me ter convidado para escrever a crónica da corrida das alcáçovas, fiquei surpreendido!

No dia 24 de Julho de 2015 o nosso grupo teve corrida nas Alcáçovas já uma presença habitual no nosso calendário taurino, sempre uma corrida de oportunidades para os mais novos se mostrarem. O cartel foi repartido com o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, lidaram se toiros da ganadaria Manuel da ...Assunção Coimbra que foram toureados pelos jovens cavaleiros Francisco Núncio, Joaquim Brito Paes, Francisco Correia Lopes, António Núncio, tendo-se destacado o cavaleiro António Núncio que por mérito recebeu o troféu para a melhor lide a cavalo.

Para o primeiro da noite saiu a cara do toiro João Salgado sempre com o seu alegre cite apesar de a primeira tentativa ter entendido mal o touro, carregou-o de muito longe, não conseguindo que o touro saísse dos seus terrenos, tendo então que entrar nos terrenos do touro para que este se saísse complicando assim o momento da reunião e dessa forma não se conseguiu agarrar, emendado bem a segunda tentativa. Tendo-se destacado nas ajudas o João Varela que deu uma boa primeira.

Para fechar a actuação do nosso grupo foi e bem José Passanha, tendo estado calmo a frente do touro, a saber andar, e quando o touro lhe sai solto marca, e bem, o pé recuando como mandam as regras para uma boa mas difícil reunião com o touro a ensarilhar, tendo desta forma recebido o prémio da melhor pega da noite, felicito-o por isso, para primeira pega e em praça é um bom feito. Que venham mais assim!

Queria deixar uma palavra a família Rosado pela maneira que recebem o nosso grupo em vossa casa e a disponibilidade com o grupo. Queria dar os parabéns ao Luís Recharto por se ter fardado pela primeira vez pelos amadores e agradecer ao António a responsabilidade acrescida que me deste.

Pelo Grupo de Évora

Venha vinho
Venha vinho
Venha vinho

Afonso Mata