domingo, agosto 16, 2015

Corrida São Cristóvão
 
No passado dia 18 de Julho de 2015 o Grupo de Forcados de Évora foi até São Cristóvão para pegar a tradicional corrida das Festas. O nosso Grupo repartia cartel com o Grupo de Montemor para pegar toiros da ganadaria do Eng. Jorge de Carvalho que foram toureados pelos cavaleiros Gilberto Filipe, António Brito Paes e Duarte Pinto. A praça tinha cerca de meia casa da lotação total preenchida.
No nosso Grupo fardaram-se a rapaziada mais nova e houve lugar a algumas oportunidades. Para o primeiro toiro foi escolhido o Afonso Mata. Em minha opinião estiveste bem em frente ao toiro, calmo e a mandar. O toiro saiu quando carregaste e depois de uma boa reunião não aguentaste o derrote para baixo e para o lado que o toiro deu. Resolveste bem á 2ª, mas ficamos todos com aquela sensação que podias ter pegado á 1ª tentativa. Nas primeiras o Luís Vilhena e o resto do Grupo fizeram o que lhes competia.
Para a segunda pega foi o Martim Caeiro que esta época é o forcado que mais toiros tem pegados no nosso Grupo. Parabéns por esse facto Martim, é um sinal que o Cabo e o Grupo acreditam em ti. Pegou á 2ª tentativa ajudado nas primeiras pelo Bernardo Atalaya. Na primeira não recebes bem o toiro que saiu á tua voz. Acho que te faltou dobrar um pouco mais e consentir o toiro no momento da reunião. Levaste uma “voltereta” e ainda tentaste ficar na cara do toiro mas não foi possível. O resultado disso foi uma bela “sova” para o Bezainas, a quem aconselho não se levantar mais na cara dos toiros pois podiam ter sido piores os “apontamentos” que ele lhe deixou.
Para fechar a nossa actuação e a última pega da corrida foi escolhido o Carlos Silva (Bezainas) que ainda vinha quente da “sova” que levou no toiro do Martim. Pegou á 2ª tal como o seus antecessores nesta noite. Estiveste bem em frente ao toiro, que após a reunião faz uma viagem com a cara por baixo o que dificultou o João Varela nas primeiras e o restante Grupo de fecharem a pega. Fecharam bem á 2ª tentativa com todo o Grupo a ajudar bem. Tal como a nossa primeira pega, penso que podia ter resultado numa única tentativa. De qualquer maneira os meus parabéns pela primeira (de muitas espero) pega no Grupo de Évora.
O Grupo de Montemor pegou á 1ª, 2ª e 3ª tentativa pelos caras Bernardo Dentinho, Campelo e António Calça e Pina respectivamente, os toiros que lhes calharam em sorte.
Para terminar quero felicitar o João Pedro Oliveira (Guga) pela forma como liderou o Grupo nesse dia, face á ausência do António que por motivos profissionais estava fora do País. Guga como já te disse estás de parabéns! É caso para dizer que “filho de peixe sabe nadar”.
Depois da corrida seguiu-se o jantar, com o tradicional “poeirento” e muita cerveja nas animadas Festas de São Cristóvão e que durou até de manhã.
Desejo-vos um bom resto de temporada, se possível com muitas corridas, grandes actuações e sem lesões de gravidade.

Pelo Grupo de Évora,

Venha Vinho!

Diogo Sousa Cabral