quinta-feira, outubro 16, 2014

Crónica Corrida Évora 11/10/2014
 
Foi com prazer que recebi do Cabo, António Alfacinha o convite para a crónica da referida corrida, não tendo dotes de escrita e muito menos de crítico taurino, faço-o na qualidade de amigo de Grupo de Forcados de Évora e de mero aficionado.
Anunciava o cartel 3 toiros de Manual Coimbra e da ganadaria Passanha, bem como os cavaleiros João Moura, Victor Ribeiro e Jacobo Botero, que no geral tiveram lides agradáveis, superando algumas dificuldades dos hastados, com João Moura em alguns momentos deixando algumas pinceladas da sua arte.
No capítulo das pegas, dividíamos o cartel com o Grupo de Forcados de Santarém, que teve actuação meritória pegando os toiros que lhe couberam em sorte à aª, 2ª e 3ª tentativa, esta última de cernelha a um toiro que não se deixava encabrestar.
Para a primeira pega do GFAÉvora, mandou o Cabo ir para a cara deste touro de Coimbra, que acusou na balança 480kg, e que apesar de se ter deixado lidar, fez algumas coisas feias durante a lide, forcado João Pedro Oliveira que começa a citar bem lá de trás, deixando-se ver, mandando vir o toiro, que saiu um pouco ensarilhado, mas o forcado recuando muito bem com ele (e quando todos nós preparávamos para mais uma grande pega do Guga) escorrega no momento da reunião e é fortemente colhido pelo toiro. Seguem-se mais duas tentativas com o forcado visivelmente diminuído, consuma à 4ª já com ajudas carregadas.
Para a segunda pega do Grupo, apronta-se o Ricardo Sousa, diante de um Passanha com 500kg de peso, cita cá de trás a deixar-se ver, carrega a sorte e o toiro sai com muita pata, com o forcado a fechar-se muito bem numa fracção de segundo, a encher a cara ao toiro, as ajudas a entrarem de pronto e com eficácia e coesão a consumarem uma excelente pega.
Para o terceiro do grupo (sexto da tarde), com 535kg e que tinha criado dificuldades ao cavaleiro, aprontou-se o jovem Francisco Oliveira, que esteve bem no cite, com uma reunião difícil e bastante dura, pois o toiro quando sai já ia para fazer mal, aguenta com alma e poder os fortes derrotes do touro, acabando por ser desfeiteado já no seio do grupo com o toiro a pôr a cara no chão e a despejar o forcado e ajudas, que se preparavam para consumar a pega. Grande tentativa Francisco, estiveste enorme na vontade e determinação de ficar. Consumou à 3ªtentativa com ajudas carregadas.
Com este relato mais ou menos detalhado de cada pega efectuada, acabamos por concluir que o triunfo esteve mesmo ali ao lado e que só não foi conseguido mesmo por uma unha negra, mas não é motivo de tristeza, porque foram triunfadores na vontade, na entrega, determinação e coesão, porque mantendo estes valores apresentados da próxima vez não haverá unha alguma que os afaste do triunfo.
Quero aqui deixar um abraço de parabéns aos elementos de grupo que brilhantemente honraram a jaqueta do grupo que foi dividido em dois) no Festival de Vila Boim, onde por intermédio de Fábio Cabeçana e Afonso Mata, conseguiram duas excelentes pegas ao 1ªintento. Vou aqui enaltecer o espirito de amizade, respeito e solidariedade que se vive no seio do grupo bem como o entusiasmo e dedicação e valor que os mais jovens nutrem pela instituição.
A confraternização prolongou-se noite dentro, confirmando todos os valores humanos atrás descritos, o que é sinónimo de vitalidade e longevidade do Grupo de Forcados Amadores de Évora.
Recebam um forte abraço deste vosso amigo.
E pelo Grupo de Évora venha vinho…
António Miguel Tirapicos