domingo, setembro 08, 2013

Crónica Novilhada Montemor-o-Novo


Foi no passado dia 31 de Agosto de 2013 que os “Juvenis” do nosso Grupo foram pegar a novilhada em Montemor.

O cartel era composto pelos cavaleiros amadores Luís Rouxinol jr, António Prates, Francisco Núncio, Mara Pimenta e António Núncio, pelos Amadores de Montemor e Évora com novilhos da Herdade do “Poço da Rua”, estavam em disputa os troféus “Espora de Prata” e “Forcado de Prata”, para melhor lide e melhor pega respectivamente.

Em relação aos intervenientes a cavalo não me vou alongar, penso que de uma maneira geral foi uma tarde negativa para todos os cavaleiros amadores.

Quanto à rapaziada das jaquetas das ramagens do GFAE, o Cabo dos Juvenis Francisco Oliveira mandou para o primeiro novilho com cerca de 400kg o Gonçalo Rovisco, foi a 1ª vez que o vi pegar e encheu-me de orgulho ver a maneira com que saltou para a praça e o à vontade que demonstrou, o novilho saiu-lhe um pouco solto mas não perdeu os papéis, marcou-lhe o sitio, aguentou, recuou o suficiente recebeu melhor e enrolou-se que nem uma lapa com uma excelente 1ª ajuda do Bernardo Atalaia que a meu ver deveria ter dado volta com o forcado da cara. Parabéns.

Para o nosso segundo novilho com cerca de 440kg, o Francisco mandou o Afonso Mata e em boa hora o fez porque o nosso “bucha” parecia que ia com pouca vontade e até parecia que ia às compras mas afinal fez uma bela pega, saiu-lhe um pouco solto também (normal nos novilhos), pena que o novilho tenha perdido as mãos a meio da viagem daí não ter sido uma pega muito vistosa, mas o Afonso agarrou-se com unhas e dentes para não mais sair com uma bela 2ª ajuda do João Madeira e um espetacular rabo do nosso pequeno Grande Zé Maria. Parabéns.

No quinto da tarde, já sem contar para as contas do “Forcado de Prata”, o Grupo de Montemor decidiu convidar 4 elementos do nosso grupo, sendo que os cabos fizeram dupla de segundas ajudas. Pega realizada ao segundo intento com uma excelente determinação do forcado da cara Luís Valério dos amadores de Montemor com uma belíssima terceira do nosso “Bira”, dando os dois merecida volta à praça. Muito obrigado aos Amadores de Montemor pelo gesto, ficou mais uma vez demonstrada a camaradagem e amizade que existe há tantos anos entre os nossos Grupos. Olé.

Não podia deixar de realçar os “bonitos” brindes que fizemos, o primeiro ao antigo Cabo dos Amadores de Montemor, João Cortes, pai do meu Eterno Amigo José Maria. Resta-nos recordar todos os grandes momentos vividos com ele, que acredito ser mais uma estrelinha no céu que olha por todos nós, que gostávamos tanto dele. O segundo

brinde foi à empresa “Montemor é praça cheia” composto por antigas glórias dos Amadores de Montemor Paulo Vacas de Carvalho e Simão Comenda.

Em relação aos juvenis de Montemor pegaram Vasco Carolino e Diego Caeiro ambos à primeira tentativa.

António Núncio arrecadou a “Espora de Prata”, quanto a mim bem, porque penso que foi o único cavaleiro que teve alguns ferros bem cravados, conseguindo em escassos momentos chegar ao público.

Diego Caeiro arrecadou o “ Forcado de Prata”. Julgo que este prémio não foi bem atribuído, uma vez que o forcado não mandou, não aguentou e não reuniu bem, tendo ido a viagem toda pendurado na cara do novilho. Assim, este prémio poderia ter sido atribuído a qualquer um dos outros três forcados que pegaram, mas enfim…

Por último, agradeço ao António a oportunidade que me deu de escrever esta crónica. 

Parabéns ao Nosso GFAE pelos 50 anos de História.

Pelo nosso Grupo ergo o meu copo,

Venha vinho, Venha vinho, Venha vinho

António Moura Dias