segunda-feira, agosto 12, 2013


Crónica Corrida em Redondo

 

 

Queria começar por dar os parabéns ao Grupo de Forcados Amadores de Évora pelos seus 50 anos e agradecer ao António Alfacinha o convite que me fez para escrever a crónica da corrida do Redondo para o GFA Évora .

Corrida com responsabilidade acrescida, pela data e local. Foi no Redondo à 50 anos no dia 11 de Agosto que o GFAE fez a sua apresentação.

Lotação Esgotada para ver os Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e João Maria Branco e os Grupos de forcados de Évora e Redondo.

Toiros da ganadaria de Vale Sorraia, bastante encastados e muito bonitos, conseguiram dar um espectáculo com muita emoção desde o 1º toiro ate ao último, onde não facilitaram as actuações quer dos cavaleiros quer dos forcados.

A meu ver os 3 cavaleiros ficaram sempre por baixo dos toiros, não conseguindo impor as suas lides devido as dificuldades que o curro apresentou.

No que toca às pegas, o Grupo do Redondo, teve uma actuação com querer, alma e muito louvor.

Em relação ao nosso Grupo abriu praça o Ricardo Casas Novas, forcado experiente que tinha pela frente um toiro com arrancadas intempestivas, humilhando muito na reunião e batendo forte. Gostei muito de o ver na 1ª tentativa mas faltou coesão dos ajudas para que o Ricardo tivesse “ficado “a 1ª, foi consumada a 4ª tentativa.

 No 3º da corrida 2º do grupo, foi onde se deu o momento da corrida, com o Diniz Caeiro a sofrer uma aparatosa colhida, ao ter uma reunião muito dura e com um violentíssimo derrote a ser projectado para cima ficando inanimado, na 2º tentativa foi dobrado por José Miguel Martins que também saiu lesionado, sendo Ricardo Sousa a pega-lo ao 2º intento,4ª tentativa do grupo.

Para finalizar as actuações do grupo foi escolhido o Forcado João Madeira e fê-lo da melhor maneira fechando com chave de ouro, a demostrar o bom momento que atravessa. Para mim foi a única pega da corrida com princípio meio e fim na ascensão da palavra e merecedora do troféu para a melhor pega da noite.

É com orgulho que vejo que os princípios e maneiras de estar do grupo se mantêm inalteráveis com o passar dos anos, o que se viu na responsabilidade de fazer bem as coisas na pega do Ricardo Casas Novas.

Foi uma corrida dura com um curro de toiros de Casta Portuguesa que já se vê pouco nas praças, mas que fazem falta. Bem aja a todos por me proporcionarem ver uma bela noite de touros.

Queria deixar aqui votos de rápidas melhoras aos forcados que ficaram lesionados e desejar boa sorte para o resto da época e para os próximos compromissos que o grupo vai ter que são de grande responsabilidade.

 

Um abraço!

Pelo G.F.A. Évora  

Venha Vinho!

João Cristóvão