terça-feira, julho 23, 2013

Crónica Corrida Homenagem Sr. Eng. Joaquim Grave
 
 
ARENA D’ÉVORA 19 DE JULHO 2013

Antes da crónica propriamente dita queria deixar aqui o meu agradecimento ao António Alfacinha pelo prazer que me proporcionou ao permitir receber o GFAE em minha casa para uma fardação em Évora! É com muito gosto que abrimos a casa aos nossos amigos e deixamos que partilhem este nosso espaço. Espero que a recepção para antigos e actuais tenha sido agradável!!!
Em relação à corrida o António “encavou-me” para redigir a crónica o que me causou algum embaraço pois certamente não serei a pessoa “tecnicamente” mais indicada para o fazer, no entanto cá vai:
Corrida de homenagem póstuma provavelmente ao melhor ganadeiro Alentejano, Eng. Joaquim Murteira Grave, o Cartel era composto por uma terna de cavaleiros de “futuro” João Telles Jr, Francisco Palha e o João Salgueiro da Costa tinham como missão lidar os 6 Graves que o Dr. Joaquim Grave escolheu para se deslocarem da Herdade da Galeana até à Arena d’Évora. Os toiros estavam irrepreensivelmente bem apresentados, tendo saído à praça para impor respeito a cavaleiros e forcados não permitindo o mínimo descuido. Na minha humilde opinião apesar de não serem bravos foram encastados e com isso acabaram por cima dos 3 cavaleiros! Fazem falta mais curros como este para impor algum respeito quer a cavaleiros quer a forcados! Estes não permitiram grandes “palhaçadas” com os cavalos e exigiram que entrassem nos seus terrenos para cravar!
Em relação ao Cavaleiros não me vou alongar muito, somente comentar que claramente se viu que o João Telles Jr tem outro poder e outras montadas e quando quer dá a volta a qualquer toiro, Francisco Palha andou muito irregular e sofreu até uma aparatosa colhida quando numa sorte tentou cravar um ferro em terrenos apertados. O jovem João Salgueiro da Costa pareceu-me com uma quadra muito curta e com pouco desembaraço para este tipo de Graves…
De salientar que mesmo assim alguns toureiros insistem em “puxar” pelos aplausos e pelas voltas, quanto a mim tem que haver “verguenza torera”… E devem ser os próprios intervenientes a tentar educar um publico tão mal educado como o nosso!
Quanto aos Forcados os dois grupos tiveram um grande desafio com os graves que saíram pela porta dos sustos…
No primeiro toiro do GFAE o cabo escolheu o Ricardo Sousa “Matxira”, ele que tinha ficado tão desiludido por não ter tido a oportunidade de pegar na corrida dos 50 anos, tinha aqui tudo para se esquecer… Começou bem lá atrás, com o seu cite característico, encheu o toiro, mas depois falhou no momento da reunião, no entanto ainda aguentou um par de derrotes entrando no grupo e saindo já depois dos 2ªs, não vinha fácil de ajudar mas já vi coisas bem piores serem emendadas… Na segunda tudo igual… fechamos à terceira com eficácia!
Com o nosso 2º veio o momento da corrida! GRANDE PEGÃO DO GUGA!!!! No pior toiro da corrida, aquele que se previa que vinha para “comer” o que apanhasse pela frente, começou sereno junto às tábuas… Afinal aquele que estava ali na frente era um dos chamados “toiros da pega” mas para que esta citação faça algum sentido tem que ter por diante forcados como o Guga! Ainda antes dos tércios começas-te a citar! E que bem! Metes-te o toiro contigo e aí calaste-te para somente falar quando querias sacar o toiro! Depois e como se previa arrancou com tudo, mete-te a cara alta mas com alma e ajuda do grupo conseguiste fazer uma viagem (e meia) a lutar e com uma alma que certamente ficará na história da praça de Évora! Ainda bem que hoje em dia existem todos os meios audiovisuais e redes sociais para que aficionados que não estavam presentes no dia 19 na Arena d’Évora possam disfrutar do que tu fizeste a este que era um Grave à “Entiga”! Muitos Parabéns!
No nosso último toiro o António decidiu escolher o Zé Miguel Martins, forcado que este ano tinha estado bem nos toiros que lhe foram dados creio que não entendeu o toiro, o toiro embroncou muito na parte final da lide e não saiu pronto como o Zé gosta! Há dias assim e com estes toiros aprendemos todos! Consumou à 3ª tentativa sem brilho depois de duas tentativas onde o toiro não se arrancava e teve que sair avisado desfeiteando o Zé praticamente no momento da reunião!
O grupo podia ter ajudado melhor toda esta corrida! Como disse atrás há dias assim e este são os toiros que o GFAE gosta de pegar… Já mostraram qualidade, técnica e querer com situações bem piores que esta! Animem-se e da próxima não pode falhar!
Em relação aos Amadores de Santarém tiveram uma noite perfeita! Pegaram os 3 Graves à Primeira pelo António Grave de Jesus, o João de Brito “Pauleta” e o João Torres Vaz Freire, três grandes pegas, por três grandes Forcados onde alguma imperfeição dos caras foi corrigida pelas ajudas, Nelson (Preto) és uma máquina! Mostraram que o porquê de serem o grupo mais velho do Mundo.
Uma palavra para dois grandes amigos que apesar de já retirados quiseram associar-se à homenagem e voltaram a vestir a jaqueta para demonstrar que efetivamente quem sabe nunca esquece! Podem ter sido os dois melhores ajudas que eu vi em Portugal! Obrigado Pedinha e Navalhas realmente deixaram escola no GFAS!
O jantar serviu para também celebrarmos a amizade que existe entre os dois grupos e foi um recordar de muitas e belas noites! Muita malta antiga dos dois lados (e nova também obviamente), discursos muito emotivos de parte a parte, grandes lições como a que foi dada pelo Carlos Grave e com isto tudo, durou até ao almoço (porque os dois grupos são muita brutos) existiram momentos de rara beleza… Obviamente aqui quem quiser saber mais poderá procurar pelas redes sociais de alguns intervenientes!
Para que momentos destes se voltem a repetir, pois apesar de ter sido uma corrida dura, onde todos gostávamos que tivesse corrido melhor, o importante foi que ninguém se aleijou! Pela maneira como se puseram à frente deste curro de Graves os meus parabéns!
Um abraço!
Venha Vinho!
António Rosado