quarta-feira, maio 23, 2012

Crónica Concurso de Ganadarias, Évora
Évora, 22 de Maio de 2012

Caros amigos,

A pedido do António, aqui vai a minha opinião sobre o Concurso de Ganadarias de Sábado passado.

O Cartel era de luxo, e portanto fui para a praça com enormes expectativas. Devo dizer em abono da verdade, que ao contrário do habitual, estas não saíram frustradas.

Vamos por partes, os toiros saíram bem apresentados, com excepção do último de Luis Rocha, quanto a mim um furo abaixo do exigido para a data. Quanto a bravura deixaram-se tourear e serviram. O de Passanha mais parado e o de São Torcato, um dos melhores toiros que vi ultimamente, porque para além de sair de todo o lado com alegria tinha aquilo que vai faltando quase sempre, EMOÇÃO E TRANSMISSÃO, não foi nenhum daqueles borregos amestrados que por aí abundam. Oxalá tenha longa vida e dê filhos do seu calibre.

Quanto aos cavaleiros, o Maestro Moura andou por baixo dos toiros e nenhuma das suas actuações teve interesse, o João Teles esteve bem e o Luis Rouxinol esteve fantástico, principalmente no São Torcato onde deu uma lição de cátedra de toureio. Até a sair sem abusar de mais um ferrinho esteve bem.

A nossa forcadagem começou com o Guga, que é para mim um forcado com enormes potencialidades mas neste dia não esteve bem. Duas tentativas para “cansar” o toiro para depois mais em curto resolver. Também tive sempre dificuldade em pegar os toiros de largo, apesar de haver ideia de que são os mais fáceis (opiniões). Devemos saber sempre que lá dentro quem manda é o preto e se decide vir pronto temos de estar preparados para dar a volta ao texto.

O Gonçalo é para mim um forcado especial de tal maneira que foi a ele que deixei a minha jaqueta. Penso que ficou bem entregue, apesar de também não ter gostado de o ver Sábado. Hesitou na primeira, não reuniu noutra, foi pisado noutra e depois pegou de cesgo. Penso que não era toiro para tanto, e sei que havia forcado para mais.

Por último foi o António limpar a honra do convento, e em boa hora o fez. Um toiro daqueles com uma lide daquelas merecia a pega que teve. Foi emocionante ver a praça de pé quando fecharam o toiro. Fica para a história aquele 5º Toiro do Concurso de 2012.

Bem os ajudas sempre que os caras lhes deram hipótese de fazer alguma coisa.

O Aposento da Moita esteve melhor que a nossa malta com duas grandes pegas ao 4º e 6º, e outra menos conseguida no 2º.

Tenho pena de não ter ido ao jantar mas fica para uma próxima.

Um Abraço do vosso amigo,

João Pedro Murteira Rosado