quarta-feira, novembro 03, 2010

Santarém, 24 de Outubro

Para falarmos da corrida de 24 de Outubro na Praça Celestino Graça, Santarém, temos de enaltecer o enorme trabalho realizado em prol da Festa Brava por parte do Dtr. Moita flores. Conseguiu sem dúvida alguma realizar aquilo que muitos tinham dúvidas!! Uma festa com um ambiente admirável, praças esgotadas e corridas que de certeza vão ficar na retina por muito tempo. O meu bem haja ao Sr. Dtr. e os meus agradecimentos como aficcionado! Um autêntico êxito!!!
Relativamente à corrida em que actuámos, os meus parabéns às prestações dos outros grupos em praça, o Grupo de Lisboa e o Grupo do Aposento da Chamusca.
A nós calhou-nos em sorte um toiro de Manuel Coimbra e um de Herd. Mário Vinhas. Iniciámos a nossa prestação com o "Coimbra", um toiro que cumpriu muito bem na lide e que não deixava dúvidas que sairia com prontidão. Impunha-se que em tão grande festa, e com tão empolgante ambiente não houvessem erros da nosssa parte. E assim foi. Para a cara do nosso 1º foi o Manuel Rovisco realizando uma pega de praça a praça, daquelas que dá gosto ver. O Manel entendeu muito bem o toiro e quando este o parecia estar a perder na investida, marcou a reunião de uma maneira soberba, reunindo com perfeição e acabando por fazer uma viagem sem grandes sobresaltos até junto dos ajudas, que fecharam a pega de uma maneira exemplar! Não sei se repararam, mas ainda antes de o toiro estar parado mais de 13000 pessoas apludiam o grupo de Évora de pé!! Arrepiante...
Para o nosso segundo foi à cara o Ricardo Casas Novas, esteve bem no cite, não reunindo muito bem mas emendando-se na perfeição para depois fazer uma viagem até aos ajudas. Nesta pega os ajudas deixaram "brilhar" o forcado da cara, mas emendaram com prontidão!! É sinal que também eles perceberam que era necessário dar o máximo de espectacularidade às pegas.
Agradeço a todos a maneira como estiveram em praça, e a maneira de como me ajudaram nesta tão grande responsabilidade que é substituir a presença do nosso Cabo.
Aos mais novos que se fardaram espero que possam voltar a "viver" esta praça esgotada e que saibam saborear o momento!!
Pelo grupo de Évora VENHA VINHO!! VENHA VINHO!! VENHA VINHO!!

Carlos Sequeira Guerreiro