quarta-feira, novembro 03, 2010

Évora, 30 de Outubro

Para terminar a nossa temporada nada melhor do que fazê-lo em Évora, assim foi. Foi com prazer que recebemos e aceitámos o convite para pegar, juntamente com os Amadores de Montemor e Portalegre, o festival que se realiza todos os anos a encerrar a época taurina da Arena.Tocaram-nos os novilhos-touros de Lopes Branco e Veiga Teixeira, bem apresentados, de comportamento colaborador, sem problemas, com mobilidade.O nosso primeiro, Lopes Branco, foi pegado à primeira pelo João Leitão, o novilho foi bem ajudado, não tendo também dificultado praticamente nada.O João, apesar de ter pegado à primeira, que é sempre positivo, mostrou muita precipitação no cite, justificável pelo facto das coisas ultimamente não lhe terem corrido bem e pela vontade que tinha em pegar à primeira. Deverá citar com mais calma, menos velocidade, resultará na mesma pois a vontade está lá.Outro aspecto igualmente importante e de consequências mais acentuadas é o facto de o João não estar a consentir os touros e isso pode trazer-lhe problemas, deve dar mais o peito aos touros, abrir as pernas e não haver precipitações na reunião, tem-se adiantado nas últimas pegas e compromete a reunião, em Évora repetiu mas o touro não tinha complicações, se tivesse, o desfecho seria outro. Temos muito trabalho de campo/treinos pela frente para voltar às boas reuniões.O segundo foi pegado à terceira pelo Jorge Vacas, o Jorge, pouco pegado não soube entender a investida do novilho, que vinha a passo até ao forcado, devia ter atacado o novilho, provocar-lhe investida para que viesse mais franco, não o fez, esperou e o novilho foi mais violento sem ter sido mau, o Jorge saiu nas tábuas, nunca tendo indo bem fechado e lesionou-se no sobrolho, zona muito irrigada, imediatamente a sangrar em abundância, meio combalido, decidiu, mostrando valor e raça, ir uma segunda vez ao touro, fisicamente diminuído não se conseguiu fechar correctamente, o primeiro ajuda Jorge Gonçalves, também jovem nestas andanças, e com a indicação de subir, fê-lo, mas de forma incorrecta, desculpável pela inexperiência. Quando se pede que um primeiro ajuda suba, ele deve fazê-lo juntando-se ao forcado de cara, mas na reunião deverá recuar, tal como o cara, caso contrário será um obstáculo, um entrave à pega, pois não permite que o touro entre pelo grupo.



Devo dizer que na primeira tentativa as ajudas, todas, poderiam ter feito mais, o Jorge saiu nas tábuas, onde já não pode sair. De tanto “apalparem” lesionou-se o João Marques, que fracturou o nariz. Mais coesão lá atrás! Acreditem nos forcados que estão à vossa frente.
Na terceira e última, já com o Jorge muito diminuído mas com pundonor, e na vez em que este se agarrou melhor, também faltaram as ajudas, o que implicou que tivessem que saltar elementos do Grupo de Montemor, aos quais agradecemos, e do nosso Grupo, para fechar a pega.
Para as mentes mais inquietas e maldizentes, o Jorge nunca esteve completamente fora da cara do novilho, esteve sempre ligado, embora tenha sido ajudado pelos demais forcados, sendo que é esse o seu papel, compor o forcado de cara na cara do touro. O touro está pegado.
Parabéns ao Jorge pela moral e valor demonstrados, temos que continuar a trabalhar para corrigir os defeitos técnicos e evitar as lesões. Isto implica perder peso, ganhar elasticidade e mobilidade e fazer muita ginástica, só assim o Jorge poderá passar para a “frente”.
E já está, para o ano há mais! Agora teremos o jantar de Natal, no dia 4 de Dezembro, precedido de uma missa, no Hotel do Espinheiro, por inscrições.
Um abraço e quanto a crónicas…até para o ano!