terça-feira, setembro 14, 2010

Portalegre 12 de Setembro - Feira das Cebolas

Passados alguns anos da nossa última actuação em Portalegre, na corrida de Feira das Cebolas, voltámos a fazer cortesias nesta praça e data, tourearam João Moura, João Salgueiro e Ana Batista, que estiveram muito correctos, pegámos com o Grupo da terra que teve uma boa actuação.
A corrida de Francisco Luís Caldeira saiu mansa no geral, parados mas sem más intenções.
O primeiro foi pegado por mim, à primeira, quis pegar neste dia porque há dez anos também o fiz… e mal, gosto de “emendar a mão”. Nem eu nem o touro complicámos.
O segundo touro, mais violento na reunião foi pegado à terceira pelo Gonçalo Guerreiro, Sali, sempre bem e muito valente, correcto a citar e a mandar, com boas e duras reuniões, foi ajudado pelo seu pai nas primeiras, pena que, mais uma vez, a hesitação nas ajudas junto das tábuas o tenham feito sair, consumou sem brilho mas com muita galhardia.
O último touro foi pegado à segunda pelo João Leitão, na primeira tentativa depois de um cite bonito e tranquilo, desequilibrou-se a recuar, deve fazê-lo nos bicos dos pés e não assentando o calcanhar e por isso adiantou-se para ser volteado. Na segunda tentativa já fez tudo correcto e reuniu perfeitamente para ser bem ajudado pelo grupo.
Faço uma ressalva ao João para o futuro, a dada altura do cite, na primeira tentativa, o touro não estava enquadrado com o João e este deu um passo ao lado, mudando a sua trajectória e visando enquadrar o touro, não deve fazê-lo, em primeiro lugar porque, como disse e bem o Manuel Silveira, um passo ao lado do forcado de cara correspondem 3 o 4 passos ao lado dos ajudas, o que é esteticamente feio e pode descompensar. Em segundo lugar a pega é uma demonstração de domínio, destreza e inteligência do Homem sobre o animal, deve ser o animal a corrigir e enquadrar-se com o forcado a mando deste e não o forcado a corrigir-se para se enquadrar com o touro. Quando isto acontece o touro mandou no forcado.
Realço a rabejação do José Vacas…faltou touro, arte sobrou! Realço igualmente o reaparecimento do Luís Vilhena Nobre depois de um ano afastado por lesão.
No final da corrida o jovem Miguel Moura toureou um novilho, em que esteve muito bem, novilho este que foi pegado pelo Grupo de Portalegre, que gentilmente nos convidou a ajudar. Agradecemos a cortesia deste grupo amigo e desejamos muitos sucessos nesta e em temporadas futuras.
Faltam cinco…
Força.
BSP
Para ver a reportagem fotográfica de Florindo Piteira, por favor clique sobre o título deste post.