terça-feira, setembro 14, 2010

Évora, 11 de Setembro - Palhas

Ditou o calendário que a nossa décima segunda actuação da temporada voltasse a ser em Évora, na corrida das Casas do Benfica do Alentejo, pena que o público não tenha sido em maior número, talvez devido aos maus resultados do Clube da Águia, mas como o importante não é como se começa mas sim como se acaba, tudo pode mudar!
A corrida, da divisa centenária azul e branca de Palha, saiu colaboradora, com codícia, peso e trapio, uma corrida a sério, com transmissão, força e emoção, até que enfim!
Não houve touros complicados e mal intencionados, assistimos sim a touros com reuniões permitidas e muito “empuje”, como se pretende.
Tourearam de forma limpa Luís Rouxinol, João Salgueiro e Tomás Pinto, compartimos cartel com os Amadores de São Manços, que estão de parabéns pela sua excelente actuação, muito conseguida, emotiva e com pegas bonitas.
Da nossa parte não começámos da melhor maneira, o Vasco Fernandes, perfeito no cite, reunião e vontade foi desfeiteado nas tábuas, à primeira, onde já não se admitem saídas, o touro não protestou apenas empurrou e os terceiras foram passivos, resultou numa lesão sem gravidade, mas lesão e numa emenda à segunda tentativa pelo Guga, que na sua primeira escorregou na cara, também já junto a tábuas, realço a prestabilidade deste forcado para a emenda, momento sempre difícil. Sempre bem esteve o Diogo Cabral, muito entregado e sabendo o que fazia, pena que não foi suficiente.
O segundo touro foi pegado muito bem pelo experiente Manuel Rovisco Pais. O touro saiu ligeiramente solto, com velocidade, o Manel trouxe-o toureado à voz, obrigando-o muito e fechou-se para não sair, desta vez o grupo ajudou.
O último foi pegado, também à primeira, pelo Ricardo Casas-Novas, não reuniu bem mas fechou-se melhor e é bem ajudado, foi um touro que também saiu com muita velocidade.
Assim se passou esta corrida, os parabéns ao ganadero Dr. João Folque pela corrida que enviou, com transmissão e emoção e sem maldade.
GFAE

Para ver a reportagem fotográfica de Florindo Piteira, por favor clique sobre o título deste post.