quarta-feira, novembro 11, 2009

Lançamento de Livro sobre Forcados

PRESS RELEASE

DATA: 2009/11/09

ASSUNTO: - Apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!”, cuja obra-prima pelo trinómio: Conhecimento, Inovação e Emoção.

Data de Apresentação: 28 Novembro 2009 (Sábado), com início às 14h e final previsto para as 18 horas, em Lisboa – Praça do Campo Pequeno.

A obra literária versa de uma forma exaustiva a temática dos forcados e a sua crucial relevância no contexto da corrida à portuguesa.
A concepção do livro alicerçou-se no pressuposto de legar um testemunho para as gerações vindouras, numa vertente de um manual de consulta técnica para a “classe” e numa evocação nominativa com recurso à imagem (fotografias) das individualidades que, de uma forma ou de outra, mais se destacaram ao longo da história da forcadagem.
A obra é composta por aproximadamente 800 páginas, profusamente ilustradas com cerca de 800 fotografias, estruturadas em 37 capítulos, repartidos por dois volumes. A obra em causa, dedica cinco páginas ao historial de cada um dos 45 grupos de forcados em Portugal, uma dezena de grupos do México e aos 4 grupos da Califórnia, incluindo também listagens nominativas de todos os praticantes da “classe”, desde os primórdios (1836) até à actualidade.
Na génese dos forcados esteve a 1ª geração, considerados “Referenciais” que iniciaram as maravilhosas páginas da nossa história, constituindo a nossa fonte de inspiração, pelo facto de terem dado corpo, forma e vida aos princípios orientativos da modalidade.
A segunda metade do século XX, entre 1960 e 2000, proporcionou o aparecimento da 2ª geração de forcados, porventura, mais dotados tecnicamente e com elevado sentido de toureio que aportaram à modalidade uma infinidade de processos evolutivos recheados de brilho e colorido na arte de pegar touros, na qual se destacaram forcados carismáticos, que marcaram a nossa cultura e a pátria aquém e além fronteiras, sendo considerada a “Geração d’Ouro”.
O final do séc. XX e inicio do séc. XXI, caracteriza-se pela eclosão da 3ª geração de “Forcados Relevantes”, expondo-se de “peito aberto” na arena aos desígnios da vida, alheios aos destinos pela vereda do perigo, a passo certo, arriscando a sua própria vida, em consonância com a lusa-valentia. Além do mais é graças à existência desta geração que a modalidade continua a projectar-se e a perpetuar-se no horizonte futuro.
Na cerimónia de apresentação, a nível nacional, da obra, serão atribuídas 214 distinções de honra.

O programa incluirá, projecção em ecrã gigante das 800 fotografias, em “slide-show”, ao longo do evento de apresentação do livro.
São referenciadas as 25 “Dinastias”, famílias de forcados para quem a arte de pegar toiros é uma tradição, atingindo algumas delas “15 elementos”.
O livro será editado em quatro idiomas, nomeadamente, Português, Castelhano, Inglês e Francês sendo apresentado em 12 países: Portugal, Espanha, França, México, Califórnia (USA), países lusófonos e em diversos países da América Latina.
Trata-se de uma autêntica obra de arte, produto da simbiose da mais-valia dos textos e do enquadramento na cor, brilho e estética das fotografias.
Prezado leitor a aquisição deste livro constitui uma oportunidade única de enriquecer e valorizar a sua biblioteca pessoal, uma obra que reúne todos os condimentos para ficar na história, como uma referência na temática literária dos forcados e da festa brava.

Autor da obra literária: Eurico Lampreia

Nota: “Os forcados face ao temor e à inveja que inspiram, levam os cobardes e os fracos a
odiá-los!”



Eurico Lampreia
“A Persistente”
Apartado 23 - Quinta do Nicho
2140 – 120 Chamusca
http://forcadole.blogspot.com
eurico.forcadole@sapo.pt
Telemóveis: 96 8793101 e 93 2609518