quinta-feira, agosto 13, 2009

Crónica de Aramção de Pêra 12 de Agosto, Touros Rio Frio

Pegar em Armação de Pêra, residência “oficial” de verão para muitos elementos do nosso grupo teve de facto um sabor especial, foi o reencontrar de velhas amizades de praia naquilo que mais gostamos de fazer, pegar touros.
Agradeço à família Macau a hospitalidade com que nos acolheu, foi um prazer fardarmo-nos em sua casa.
Pegámos com os Amadores de Cascais que artisticamente tiveram uma actuação semelhante à nossa mas o resultado foi pior, duas lesões, incluindo o cabo, aos quais desejamos uma rápida recuperação.
Da nossa parte abrimos a corrida com mais um regresso pontual, o forcado algarvio, com raízes em Armação de Pêra, Fernando Luis Vasconcelos, retirado há sete anos, assim que soube que pegávamos em Armação telefonou-me e disse-me que se fardaria e abriria a corrida, assim o fez e muito bem, com sitio, toreria e elegância, quem o sabe não esquece, bom começo de corrida e bem ajudado por todo o grupo.
O segundo touro foi pegado pelo Ricardo Prior ao quarto intento, não soube entender o touro e complicou o fácil.
Ricardo tens de levar menos tempo tanto no cite como depois a levantar-te do chão, temos de ser mais lestos nesse sentido. Com touros que saiam soltos mais ainda. Como falámos na altura é normal dada a sua juventude, o Ricardo percebeu e com certeza irá corrigir os seus erros, nada de preocupante, Gonçalo Mira na primeira ajuda/cara….mais ou menos!
Fechámos com chave de ouro, pega técnica e bonita de Vasco Fernandes, correcto no cite mas sobretudo a mandar no touro quando este frenou a investida o Vasco apercebeu-se e abrandou a recuar para se fechar de braços e pernas com muita correcção, mais uma vez bem ajudado por todo o grupo.

Uma nota final para um forcado que embora muito jovem e sem experiência teve um pormenor muito correcto aquando de uma das tentativas do Ricardo Prior, este estava no prostrado no chão e normalmente todo andam à volta do touro e não o levam mas sim ajudam a carregar ainda mais o forcado que está caído. O João fez o que se deve fazer, puxar o touro para fora, sem comprometer o forcado caído, bom pormenor!
Finalizámos com uma boa feijoada de choco e de gambas, numa ceia divertida e bem disposta. Que para o ano haja mais.

Abraço,

BSP