Primeiro que tudo quero agradecer ao Manuel Silveira o convite que me fez para comentar a corrida da Nazaré, é para mim uma grande honra, confesso que não estava nada a espera de tal responsabilidade.
16 de Agosto de 2008 , corrida na Nazaré, o cartel era composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e Ana Batista, para as pegas o grupo de forcados amadores de Évora e o grupo de forcados do aposento da Moita, os toiros eram Infante da Câmara.
Para o primeiro toiro do G.F.A.E. o cabo mandou o João Pedro Oliveira (Guga) que é um forcado novo de idade (15 anos) mas tem já alguma esperiencia e mostrou mais uma vez o forcado que é, e que esta pronto para pegar em qualquer praça.
Esteve bem a mandar no toiro, recebeu bem e pegou a primeira tentativa com facilidade.
Para o segundo do lote foi o António Moura Dias, o toiro sai-lhe solto mas ele aguentou bem, recebeu bem, depois foi bem ajudado e a pega concretizou-se à primeira tentativa.
Uma pega muito rápida como o tózinho tanto gosta e nos tem habituado.
Para o ultimo estava reservada quanto a mim a pega da noite, uma pega de cernelha efectuada pelo Gonçalo Mira e pelo Manuel Rovisco a rabejar. Penso que foi a pega mais perfeita que esta parelha concretizou, entraram no momento certo ao toiro, em simultâneo, aguentaram os vários “galões” que o toiro deu e foram muito aplaudidos.
Mostraram que esta pode ser uma boa alternativa para quando as coisas se complicam e que deveria ser feita mais vezes no nosso grupo.
Para fechar queria só dar os parabéns a todos os que pegaram e funcionaram neste fim-de-semana do G.F.A.E.
Um grande abraço a todos e pelo grupo de Évora
Venha vinho.
Gonçalo Pires.