quinta-feira, agosto 07, 2008

26 de Julho - Alcáçovas


Mais um ano manteve-se a tradição e o GFA Evora voltou à sempre simpática e acolhedora Vila das Alcáçovas. Mais uma vez a tradição manda que se abram as portas do Monte da Courela onde sempre somos principescamente recebidos pela família Murteira Rosado, sendo que este ano pela primeira vez sem nenhum membro desta família no activo, esperemos pela próxima geração...


Da Corrida poderia dizer-se muito, corrida longa de Varela Crujo, Cavaleiros ao nível, António Telles, Francisco Cortes, Francisco Núncio e Maria Mira. Grupo de Lisboa e Grupo de Évora com noite difícil em grande parte por culpa própria, no entanto a rodagem de forcados novos é sempre importante para que as gerações vindouras sejam garantidas. Pelo GFAE pegaram o António Moura Dias que à 2ª emendou Francisco Abreu que perdeu os sentidos devido a uma investida do toiro no chão (temos de emendar esta situação), Cláudio à primeira e ainda foram enviados 4 elementos para em conjunto com o GFA Lisboa ajudarem o último novilho.


Falo agora do momento mais marcante da noite para o GFAE. Desde a época passada que temos tido nas fardações uma presença franzina, mas muito humilde, um rapaz muito calado mas que sempre soube e sabe andar no GFAE, e sonhava ser um de nós. O sonho tornou-se realidade e como a todos nós um dia aconteceu o Cabo achou que era chegada a sua hora e ele tornou-se mais um elemento activo do GFAE.

No 3º toiro do Grupo eis que a "surpresa" surge e esse novo forcado brinda a sua primeira sorte ao antigo cabo João Rosado (que bem merece este brinde), e avança sereno para o toiro. Faz tudo bem feito e tranca-se na córnea do toiro, aguentando estóicamente até lá atraz, numa tentativa onde bastava uma mão para que ele fizesse a pega da noite. Sai lesionado, no entanto a sua abnegação e o seu coração fazem com que se abstraia da dor e novamente avance "descarado" para o toiro. desta feita o toiro desfere-lhe uma "voltereta" e ele sai gravemente lesionado num Joelho.

Já estou no Grupo há uns anos e posso dizer que infelizmente já assisti a muitas lesões e algumas com gravidade, mas poucas foram as vezes em que vi tanta consternação, e muito menos num forcado que se farda pela primeira vez. Não que não nos preocupemos, nem é sinal de que não gostemos uns dos outros, mas este rapaz é especial, pela sua maneira de entrar e andar no Grupo, e porque naquela noite um rapaz que se fardava a primeira vez, nos deu uma lição a todos do que é ser Forcado e do que é ser GFAE. A sorte não lhe sorriu, e saiu-lhe a "fava" da lesão, mas certamente que ele passará mais este teste e estará de volta assim que puder pois ele em praça provou é uma daqueles de Antes Quebrar que Torcer. Benvindo ao GFAE Gonçalo Pedreira e que por cá permaneças largos anos.


Pelo GFAE, pelo Gonçalo e pela sua recuperação

VENHA VINHO!

VENHA VINHO!

VENHA VINHO!


BOTA ABAIXO!!!


Manel Silveira