terça-feira, julho 22, 2008

Évora - 12 de Junho Corrida Real

Para nos contar como foi mais uma corrida Real em Évora, convidámos um amigo do Grupo que nos acompanha há muitos anos e que ultimamente teve certamente o gosto de ver um filho seu envergar a nossa jaqueta. Vitor Costa é um forcado sem jaqueta mas com o GFAE no coração:

"Crónica de Évora

È com muito apreço, carinho e amizade que acedo ao pedido do nosso querido amigo Manuel Silveira, para elaborar a crónica desta corrida.
Mais uma corrida real em Évora, corrida esta já com bastantes tradições. Praça quase cheia, com um curro de toiros de Murteira Grave bem apresentados e sérios como é apanágio desta ganadaria.
Boa corrida no geral com os cavaleiros a andarem bem, especialmente os mais novos com bastante garra, com realce para o praticante Tiago Carreiras, a proporcionarem uma boa corrida.
Para o primeiro toiro do nosso lote foi o Francisco Garcia, um forcado de eleição e de enorme experiencia, que esteve á sua maneira como todos nós conhecemos. Na primeira tentativa saiu no primeiro derrote que foi bastante violento, na segunda fechou-se bem e consumou a pega. Destaque mais uma vez para o nosso Mata com uma bela primeira ajuda. O grupo fechou bem.
No quarto da corrida e segundo do nosso lote o Bernardo elegeu o Nuno Lobo, para um toiro sério e com poder. O Nuno esteve enorme e fez uma primeira tentativa espectacular, pena foi ter recebido muito atrás, o que provocou não deixar espaço para o grupo ajudar nas melhores condições, pois ficaram todos nas tábuas excepto o Grava que com toda a garra que lhe é característica foi o único que conseguiu ficar dando uma bela ajuda mas que não foi suficiente para consumar a pega. Na segunda tentativa o Nuno não baixou a cabeça foi para toiro este saiu-lhe igual mas a meio da viagem abrandou o que dificultou as coisas e o Nuno já não conseguiu reunir. Foi então á terceira tentativa que se consumou a pega com o grupo já mais carregado. Para o Nuno uma palavra de apreço com os votos de que continues sempre assim com garra, bem com os toiros e vontade de ficar ate ao fim.
Para fechar a corrida, com o sexto toiro em praça foi o Bernardo para a cara, e com a toureria que lhe conhecemos bregou e recuou na cara de um grave também bastante sério, fechando-se bem e consumando uma boa pega, que lhe viria a proporcionar o premio para o melhor forcado em praça.
Uma palavra de apreço para o Mata e para o Grava pelas suas actuações.
Pelo grupo de Santarém pegou Diogo Sepúlveda á primeira, António Grave á segunda e Gonçalo Veloso á primeira.
Também foi entregue o prémio para a melhor lide que justamente foi entregue ao cavaleiro praticante Tiago Carreiras que esteve uma lide bastante vistosa.
Desejo as maiores felicidades ao grupo de Évora e que tenham muitos e vastos êxitos.

Pelo grupo de Évora

Venha vinho
Venha vinho
Venha vinho

Vítor Costa"