terça-feira, julho 22, 2008

Arraiolos - 13 de julho

Para esta Crónica foi convidado com todo o gosto um elemento da terra, um amigo que por cá passou vários anos, que se entregou de corpo e alma ao GFAE, e que soube saír com a humildade que caracteriza os grandes Homens. Vasco Mira Costa tem a palavra:

"Foi com muito gosto que correspondi ao pedido do nosso amigo Manuel Silveira para fazer a crónica desta tarde.
Dia que já vai tendo algumas tradições no nosso grupo e que mais uma vez foi com todo o prazer e amizade que os recebi na minha casa para mais uma tarde de toiros e jantar.
No que diz respeito á corrida, foi uma corrida que não teve muitos pontos altos. Com um curro de toiros normal de tamanho dentro dos 480 kg, diverso nas pelagens mas não correspondendo na bravura á excepção do quinto e sexto que cumpriram.
Para o primeiro da tarde o Bernardo escolheu o Ricardo Casas Novas que infelizmente não conseguiu consumar a pega, não conseguiu reunir bem nas duas primeiras e a partir daí o toiro tornou-se mais violento e não o conseguiu pegar. Salta então o Diogo e o Faruk para resolver o que fizeram sem hesitações efectuando a cernelha. Um grande abraço para o Ricardo que como todos nós sabemos o valor e a alma que tem e de certeza que não se vai deixar ir a baixo com a situação e a próxima será um êxito. Uma palavrinha também ao Luís Vilhena que estava a dar primeiras ao Ricardo e que no final estava bastante chateado e magoado com a situação, são situações chatas e que por vezes ingratas, e tu que estas a começar tens que te preparar para todo o tipo de situações e é bastante bom sinal estar chateado pois é sinal que queres ir para cima e resolver essas situações da melhor maneira.
Para o nosso segundo o escolhido foi o nosso Guga, forcado muito novo mas com uma calma exemplar, na maneira como anda em praça ate parece que já pega a dez anos. Não conseguiu também reunir correctamente á primeira, á segunda não se entendeu bem com o toiro tendo este passando-lhe ao lado e á terceira resolveu. O grupo ajudou bem.
No quinto da tarde terceiro do nosso lote foi então o Frederico Macau, o qual já não víamos pegar á sensivelmente duas épocas, com sede de pegar chegou e resolveu bem. Esteve bem com o toiro e agarrou-se fazendo uma boa pega. Uma palavrinha para o Zé Menéres que também deu uma bela 1º ajuda. Ao nosso Faruk queria também deixar uma palavrinha, pois vendo que ele anda um bocado desmorcido não podes deixar ir-te a baixo, tens é que continuar, ouvir as pessoas que querem o teu bem e quando conseguires conciliar tudo e meteres na cabeça que é aquilo que queres e que vais fazer tenho a certeza conhecendo-te como conheço que vais vingar e vir a dar muitas cartas no grupo.
O grupo de Coruche pegou dois á primeira e um á terceira.
Após a corrida dirigimo-nos então para minha casa outra vez para mais um jantar no seio da nossa família. Jantar muito agradável com muitos amigos do grupo, namoradas e Pais o que é sempre de referir porque são estas pessoas que nos apoiam nos momentos mais difíceis, nos êxitos e nos fracassos, para estas pessoas um grande Olé.
Para terminar e não o queria fazer sem deixar um grande abraço ao nosso João Pedro Rosado por todos os momentos que nos proporcionou e tudo aquilo que fez por nós, e um outro forte abraço ao Bernardo de força, carinho e amizade. Que consigas os maiores êxitos possíveis e tudo aquilo que o grupo de Évora merece e sabe que é andar no topo e ser um grupo de eleição.
Para todos um grande e forte abraço e que tenham grandes êxitos e uma época exemplar.

Pelo grupo de Évora
Venha vinho
Venha vinho
Venha vinho.

Vasco Costa"