terça-feira, setembro 11, 2007

Évora - 8 de Setembro

Para comentar esta corrida foi convidado um carismático forcado do nosso Grupo. Pedro Barradas, popularmente conhecido pelo "Gralha", devido aos seus dotes e gosto infinito pela oratória... O Pedro está muito associado ao ressurgimento do Grupo de Évora de novo em grande. Forcado da Confiança de João Pedro Oliveira, teve um triste marco na sua carreira, que foi a sua lesão em Beja. No entanto com a sua conhecida raça, pundonor e brio recuperou e voltou a pegar, já às ordens do seu grande amigo João Pedro Rosado. Despediu-se em 2003 pegando um Grave desembolado na Praça da sua terra, na Praça do nosso Grupo...

"Évora, 8 de Setembro de 2007.

Depois de umas mais que merecidas férias, o GFAEVORA voltou ás lides e para não baixar o ritmo que nos vinha habituando começou logo com duas corridas no mesmo dia.
Uma à tarde e outra à noite em duas das mais importantes praças do nosso pais.
Coube-me a mim a tarefa de comentar a corrida de Évora o qual aproveito desde já para agradecer o convite ao meu afilhado Manuel Silveira e dar-lhe mais uma vez os parabéns pelo seu trabalho e dedicação a este Blog.
Quanto ao cartel este era composto pelo mano-a-mano entre os cavaleiros António Telles e António Domecq, os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Évora e
6 Toiros da Ganadaria Passanha com os pesos de 560,560,640,580,540 e 610 quilos , muito bem apresentados como é seu apanágio na praça de Évora.
Em Relação aos cavaleiros tiveram uma noite morna com lides regulares.
Quanto ás pegas, Évora é sempre Évora e como o nosso fado diz “Évora és a Capital do Forcado Amador”, dai que seja para todos os forcados uma praça muito especial e desejada para pegar.
Para o nosso 1º, o João escolheu o António Moura Dias (Tozinho) e para aqueles que acham que os toiros só se pegam com a raça e o nervo , tu és o maior exemplo de que a calma também faz parte da festa dos toiros.
O ”Tozinho” esteve bastante bem, fazendo tudo de forma correcta, gostei em especial do momento da reunião.
A tua calma continua a impressionar-me!!!!.
Em relação ao nosso 2º toiro o escolhido foi o meu afilhado António Alfacinha
(Padinha) que após um bonito brinde ao Zé Maria Cortes não conseguiu consumar a pega a 1ª tentativa.
A 2ª sim, fizeste uma rija e vistosa pega agüentando vários derrotes do toiro.
Fica um bonito pormenor do Francisco Alves “Faruk” que estando a rabejar deu-te uma preciosa “mãozinha”.
É sempre um prazer ver pegar um Afilhado.
Para fechar praça o nosso cabo incumbiu o Gonçalo Pires “Arabezinho”.
Este foi para mim o nosso toiro mais complicado, se a 1ª não conseguiste reunir bem com ele e agüentar o forte derrote, a 2 º estiveste bastante bem e valente, contaste também com uma belíssima ajuda do Diogo Cabral.

No que diz respeito aos ajudas o grupo esteve muito bem provando o bom momento que esta a atravessar.
Pelo Grupo de Montemor pegou o Zé Maria Cortes a 2ª, o Rodrigo Pietra a 1ª (na que para mim foi a pega da noite) e o Pedro Santos á 3ª.
Quero também aproveitar para dar os parabéns a todos pela excelente época que têm feito e pelo espírito que têm demonstrado e desejar-vos muita sorte para as corridas que restam.
São dias como estes que demonstram bem o espírito e a amizade do GFAEVORA, não deixando de dar uma palavra especial aos forcados que se fardaram nas duas corridas e outra aqueles que ficaram em Évora e por isso se privaram de ir ver a corrida de Santarém ( é sempre difícil estar longe dos nossos ).
Depois de um dia tão intenso e cheio de bons momentos, foi com enorme pena que ouvimos o discurso do João.
Mas tudo tem um fim é pena que o teu esteja já tão próximo, por tudo aquilo que tens feito e dado pelo nosso Grupo.
Por ti João, venha Vinho!



Pedro Barradas (Gralha)."