domingo, setembro 09, 2007

Santarém - 8 de Setembro

Natural de Lisboa mas residente em Santarém há 38 anos, foi um dos fundadores do nosso Grupo! Com vários livros publicados, cujos temas giram em torno da tauromaquia, é uma honra para nós podermos contar com a sua amizade e dedicação incondicional ao Grupo que fundou há 44 anos. Passo a palavra ao Sr. Manuel Peralta Godinho e Cunha.

"SANTARÈM – 8 de Setembro de 2007

Neste 8 de Setembro, o Grupo de Évora teve duas actuações. Uma em Santarém à tarde e outra em Évora à noite. Em Santarém, para uma corrida dos Herdeiros de Cunhal Patrício, lidaram a cavalo Manuel Ribeiro Telles Bastos, Gaston Santos II e o praticante António d’Almeida e pegaram os Forcados Amadores de Santarém e Amadores de Évora.
Os toiros desiguais em aspecto, peso e bravura, foram anunciados com os seguintes pesos: 525, 520, 460 (devolvido aos currais por estar incapacitado), 510, 490, 480 e 445 quilos.
Manuel Telles Bastos esteve regular nos seus dois toiros. Gaston Santos II, mostrou querer tourear de frente e á portuguesa em duas lides agradáveis. O praticante António d’Almeida não se entendeu com o seu 1º. toiro e agradou no último (sobrero), com o senão de prolongar demais a lide e com prejuízo para a pega. Todos os cavaleiros ouviram música e deram voltas à arena, com é habitual em Portugal, para boas e más lides. Todos devolveram chapéus, bonés e as mais diversas peças de roupa que o público de Santarém gosta de atirar para a arena, provocando uma desnecessária demora no espectáculo.
Para as pegas, o público do Ribatejo não faz o silêncio necessário e a voz do forcado mistura-se com o alvoroço que vem das bancadas. Excelente a actuação do Grupo de Forcados Amadores de Santarém em três pegas à 1ª. tentativa. A abrir praça Diogo Sepúlveda, conseguindo e bem a investida tardia do toiro, com boa reunião e bem ajudado. Gonçalo Veloso, num cite toureiro, executou boa pega. Francisco Góis esteve bem, num toiro já sem força.
Os Amadores de Évora confirmaram o bom momento. Com parte do Grupo em Évora – para a corrida da noite – apresentaram-se em Santarém os suficientes para uma boa actuação. Nuno Lobo carregou em devido momento o 2º. da ordem e recebeu-o bem em terrenos difíceis à 1ª. tentativa.

Sereno e muito bem Ricardo Casas-Novas, provocando uma investida de largo e bem fechado aguentou a viagem do toiro que fugiu ao Grupo e dificultou as ajudas, consumando uma boa pega à 1ª. tentativa.

O jovem Vasco Fernandes teve pela frente o sobrero – que correu muito para o cavalo e recebeu ferros a mais – e para a pega se refugiou em tábuas, não querendo investir. O forcado foi violentamente colhido quando lhe pisou os terrenos. Depois o toiro, sem forças, esteve algum tempo deitado e foi com alguma dificuldade que deu a última investida para uma segunda tentativa sem brilho.

Nota alta para o Senhor Presidente da Câmara de Santarém, que ao tomar a iniciativa de organizar todas as corridas nesta época na Monumental Celestino Graça, conseguiu novamente uma excelente moldura humana no preenchimento de mais de ¾ da lotação. Prova que Santarém não tem falta de aficion. As iniciativas de anos anteriores é que não foram ao encontro do público da capital scalabitana, com preços elevadíssimos para a única praça de toiros do país que pode, efectivamente, apresentar espectáculos em condições convidativas para cerca de 12.500 espectadores. Assistiram à corrida – mostrando agrado – os elementos dos ranchos do Festival Internacional de folclores que se está a realizar em Santarém.





Manuel Peralta Godinho e Cunha"