sexta-feira, junho 08, 2007

Corrida de Santarém (CNEMA) - 7 de Junho

Apesar de toda a polémica que rodeou a edição de este ano da habitual feira de Junho em Santarém, com a realização de 2 feiras distintas, uma na monumental Celestino Graça e outra nas instalações do CNEMA, tudo foi por diante e o nosso grupo actuou no CNEMA pois para isso foi gentilmente convidado pela empresa do sr. Paulo Pessoa de Carvalho, a quem agradecemos.
Assim no feriado do Corpo de Deus, data tradicional no calendário tauromáquico, deslocámo-nos à Feira Nacional da Agricultura onde perante mais de 1/2 casa, e numa bem cuidada arena e de dimensões consideráveis enfrentámos um imponente e bem apresentado curro de D. Maria Guiomar Cortes de Moura, juntamente com os Amadores das Caldas da Raínha, num cartel onde pontificavam ainda os cavaleiros António Mª Brito Paes, J. Moura Caetano, Manuel Lupi e Duarte Pinto, juntamente com o diestro Morenito de Portugal. Já estávamos avisados de que este era um curro de respeito. Para a cara do 1º toiro, um toiro muito rematado com 595kg, o nosso cabo enviou o Gonçalo Pires que acusou o facto deste ser o seu 1ºtoiro na época e na 1ª tentativa adiantou-se um pouco. Consumou à 2ª com a sua raça característica e com o grupo a fechar sem problemas. Para o nosso 2º o João Pedro designou o Antº Alfacinha que também não conseguiu consumar a sua 1ª tentativa, rectificando na 2ª, numa pega plena de braço, já que aguentou um derrote duríssimo antes que o Gonçalo Pimentel tivesse tempo de chegar para a 1ª ajuda, com o grupo depois a fechar. Para o 3º toiro, o João designou o Manel Rovisco. Este era o nosso toiro com mais "pata" e que mais empurrou, mas o Manel puxou dos seus galões e mostrou que as suas credenciais ainda estão em dia e consumou uma rija pega à 1ª tentativa com o grupo a ajudar bem.
Quanto ao Grupo das Caldas pegou o seu Cabo Nuno Vinais à 1ª, Óscar Carvalho muito bem à 2ª e Francisco Rebelo de Andrade à 4ª no toiro mais duro da tarde.De realçar nesta corrida o facto de ter entrado na nossa família o Miguel Saturnino, que a sorte o acompanhe e que por cá permaneça muitos anos a funcionar, ao passo que tivémos mais um revés nas 1ªs ajudas com o Alexandre Lobo a magoar-se num joelho, o que lhe pode custar o resto da época. Agradecemos também ao Francisco Rebelo de Andrade e ao Grupo das Caldas o simpático brinde que fez ao nosso grupo!
Agora que se avizinha um mês de grandes compromissos e responsabilidades, teremos que estar à altura, por isso temos de nos cuidar e lutar até à última gota de sangue em prol do nosso grupo!

Pelo Grupo de Évora Venha Vinho !!!

Manuel Silveira

A jovem promessa e a antiga glória... é assim a festa