segunda-feira, junho 18, 2007

Campo Pequeno - 14 de Junho

Iniciamos nesta corrida, uma novidade no nosso blog. A partir de agora as corridas serão comentadas por pessoas que sejam relevantes na vida do Grupo e amigas do Grupo de Forcados Amadores de Évora. Começamos como não poderia deixar de ser, na mais importante Praça do País, o Campo Pequeno, e com aquele que foi o Cabo fundador do Grupo, o sr. João Nunes Patinhas, Forcado de eleição e figura de proa da festa em Portugal, com méritos reconhecidos por todo o mundo taurino, tendo actuado em vários países e continentes. Dou então a palavra a quem sabe:

" Campo Pequeno - 2º Concurso de Ganadarias - 14 de Junho

Na semana das festas da Cidade de Lisboa, a empresa do Campo Pequeno organizou pelo segundo ano consecutivo, e na tentativa de implementar esta data no calendário taurino lisboeta e nacional, mais um concurso de ganadarias e concurso de pegas.
O cartel era composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Rui Fernandes e Sónia Matias. Para disputar o troféu da melhor pega estavam os Grupos de Forcados Amadores de Évora, Coruche e Aposento da Moita, os dois últimos, capitaneados por Amorim Ribeiro Lopes e Tiago Ribeiro, respectivamente
Em disputa para o prémio de melhor ganadaria estavam nos curros toiros de José Samuel Lupi, Ernesto de Castro, Brito Paes, São Torcato, Santa Maria e Francisco Romão Tenório.
O dia começou chuvoso e invernil o que prejudicou gravemente a afluência de público ao Campo Pequeno, registando-se uma meia casa forte. Apesar da cobertura, a noite não convidava aos toiros.
Couberam ao Grupo de Évora os toiros lidados em 1º e 5º lugar, ambos lidados por Luís Rouxinol. O primeiro toiro, de José Samuel Lupi saiu ao ruedo com 572 Kg e cinco anos, bem apresentado, rematado, embora escasso de força e bravura. Para a pega foi o Manel Rovisco, após um brinde ao público, citou de largo, mostrando-se bem, devido à falta de prontidão do toiro, teve de entrar nos terrenos dele carregou com decisão, recuou o suficiente e teve uma reunião perfeita, coisa que normalmente não acontece com o Manel Rovisco. Foi bem ajudado pelo Rui Sequeira na primeira ajuda e por todo o grupo, já que no final da pega o toiro tentou tirar a cabeça.
Foi, na minha opinião, tecnicamente, a pega mais perfeita.

O 5º toiro saiu também com 572 Kg, exagerados, igualmente com 5 anos, muito aberto de córnea, um toiro bem apresentado para um Concurso de Ganadarias. Mais uma vez a falta de força evidenciou-se desluzindo a lide, já que toiro caiu várias vezes ao longo desta.
Para o pegar foi o António Alfacinha, que após um brinde ao antigo forcado do grupo Gonçalo Leal da Costa se colocou também de largo, dando vantagem ao toiro e deixando-o descansar para que se recompusesse. O toiro quando sentiu o António Alfacinha, ainda bastante de largo teve intenção de investir e ele não o carregou e devia tê-lo feito, podendo ter tirado maior partido da pega. O toiro já avançava para si a passo quando o carregou, saiu com prontidão, com muita alegria e, porque o António Alfacinha se adianta ligeiramente o toiro mete-lhe mal a cara, tendo uma reunião imperfeita e foge ao grupo, obrigando o forcado da cara a ter de agarrar-se para não sair.
Foi a pega mais ovacionada da noite, talvez pelo facto de o toiro ter fugido ao grupo.
Foi também a pega eleita pelo júri como a vencedora do troféu da melhor pega.
Os restantes grupos pegaram os seus toiros à 6ª e 2ª tentativas (grupo de Coruche) e 2ª e 1ª tentativa (grupo do Aposento da Moita).
Todos os toiros estavam bem apresentados, tendo revelado na sua maioria escassez de força e mansidão. O prémio foi para a ganadaria de Brito Paes por ter sido o toiro que mais e melhor cumpriu.

Um abraço,

João Nunes Patinhas"