quinta-feira, outubro 10, 2013

Crónica Corrida Vila Franca de Xira
 
 
Corrida comemorativa dos 165 anos da Prestigiada Ganadaria Palha

Praça de Toiros: Vila Franca de Xira

- Data: 5/10/2013 pelas 22.00 horas

- Ganadaria: Palha

- Cavaleiros: Victor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e Salgueiro da Costa 

- Grupos de Forcados Amadores:  GFA Évora e GFA Vila Franca

- Assistência: 1\2 casa

 
Foi com muito gosto e afición que no passado dia 5 de Outubro, deslocámos até á emblemática e castiça Praça de Toiros de Vila Franca de Xira para assistir a uma grande corrida de toiros. E digo grande porque esta foi uma corrida para aqueles que se chamam homens de barba rija. Corrida dura, séria e bem apresentada.

Mas tiveram homens a altura, para os enfrentar. Uma noite fria que a emoção aqueceu e que bons momentos de afición, toureiria e valentia nos trousse.

 
No capítulo dos cavaleiros, como não podia deixar de ser, e que esta época nos tem sempre prendado com grandes atuações o Victor Ribeiro esteve enorme, com duas grandes lides. Manuel Telles Bastos ao seu estilo bem e o Salgueiro da Costa um pouco mais por baixo mas regular.

 
Mas vamos ao que interessa e que nos leva as Praças de toiros a maior parte das vezes as pegas:

Pelo grupo de Vila franca pegaram o Márcio Francisco á 1ª, tentativa de cernelha por 3 vezes de João Maria Santos não concretizadas em que resolveram de caras a 1ª e o Ricardo Patusco á 1ª. Pegas boas e rijas.

 
No capítulo do nosso grupo foi uma noite muito agradável e que bem andou o grupo em frente a estes toiros duros, nesta praça tão exigente, que o grupo respondeu com a juventude ao mais alto nível.

 
Para o primeiro o António mandou o Dinis, e que bem soube este aproveitar tamanha responsabilidade, abrir praça nesta corrida frente a um toiro sério, esteve bem com ele o grupo ajudou e concretizou com eficácia a primeira tentativa.

 
Para o segundo saltou o nosso ”Matxira de Sousa”, cheio de vontade e ganas de triunfar, mas não entendeu bem o toiro na primeira tentativa, este arrancou cheio de pata o Ricardo não se conseguiu fechar e ficou inanimado, pata tanta que ele vinha que apanhou o primeiro ajuda Miguel Saturnino e deixou o também inanimado. Momento duro mas que com a valentia que o carateriza, o “Matxira” acordou a malta puxou por ele e vamos ao toiro, um Olé para esta atitude é de atitudes como estas que se fazem os bons forcados. Na segunda tentativa ainda não ia bem em si e não conseguiu consumar, mas a terceira não o deixou fugir, muito bem ajudado por todo o grupo consumou a terceira tentativa.

O Miguel acordou também, apareceu na trincheira um pouco depois e nada de grave aconteceu.

 
Para o nosso terceiro o Guga, mais uma vez mostrou o patamar que quer atingir, o mais alto, tudo bem feito, tudo com calma e após se fechar já não sai mais. Parabéns Guga que agradável é ver-te pegar, com esta maneira de estar e saber andar em praça. O grupo ajudou bem e consumou se á primeira uma grande pega.

 
Todo o grupo está de Parabéns.

 
Estamos a um passo do final da temporada, que as Corridas que faltam corram ainda melhor do que as anteriores.

Sorte.

 
Pelo Grupo de Évora

Venha Vinho, Venha Vinho, Venha Vinho

 
Grande Abraço

Vasco Costa