quinta-feira, setembro 13, 2012

Crónica Corrida na Moita do Ribatejo


Moita do Ribatejo 11/09/12



 
Foi com satisfação que recebi o convite do nosso cabo António Alfacinha para fazer a crónica desta corrida.

Mais uma vez este ano juntamo-nos alguns Vintage do GFAÉ e rumamos à Moita para ver mais uma corrida do nosso grupo.

O cartel composto por João Moura, João Salgueiro e João Branco, os Forcados amadores de Évora e da Moita e com toiros de Pinto Barreiros.

Um cartel forte mas que furou as expectativas, mas só vou comentar as nossas pegas pois o resto deixo para os críticos se entreterem.

O 1º toiro foi para a cara José Miguel Martins, com a calma e a serenidade que nos têm habituado resolveu sem problemas e o grupo fechou bem.

O 2º toiro cedo mostrou que não queria humilhar e a quantidade de vezes que o deixaram rematar no capote em nada o ajudou, calhou em sorte a João Pedro Oliveira e como referi anteriormente o toiro pouco ou nada humilhou e resultou numa reunião dura e alta que o Guga soube resolver com garra e vontade de la ficar, mais uma vez bem ajudado.

Para último estava guardado a "rolha" da corrida que mais uma vez o cabo António quis ser ele a pegar, manso foi arranjando várias crenças, a meu ver o António na 1ª tentativa adiantou-se um pouco e o toiro passou-lhe ao lado fugindo de imediato para a crença, na 2ª tentativa só o 1º ajuda José Maria Menéres acreditou e cá atras o grupo ficou um pouco apático, a partir daqui o António resolveu como costuma fazer, já magoado esteve sempre por cima e não virou a cara e deu o exemplo resolvendo a 5º tentativa.

Não posso deixar de falar no Zé Maria que também ele se magoou na 2ª tentativa mas com garra quis ficar até a pega se concretizar.

Vou ter que me armar aqui um pouco em crítico e falar nos bandarilheiros que quando chega a altura da pega, na sua maioria colocam os toiros com o maior dos sacrifícios, capotes na cabeça dos toiros, deixam os toiros rematar nos capotes e como vimos no 5º toiro desta corrida queriam levar o toiro da crença de dentro da trincheira, enfim acho que têm de começar a respeitar mais os forcados.

Ao grupo em geral quero dar os parabéns da forma que nesta e nas outras corridas se têm apresentado em Praça, continuem e desejo-vos os maiores êxitos.

E por último lembrem-se sempre, não somos melhores nem piores, somos A FAMILIA GFAE.

 
Um grande abraço e venha vinho, venha vinho e venha vinho

 
Luís Malanho

 
P.S. Em nome dos Vintage presentes na Moita peço desculpa não termos ido ao jantar mas o António Manuel disse que já tínhamos esgotado o tempo de presença na casa das enguias.