segunda-feira, setembro 19, 2011

Elvas, 17 de Setembro

Querétaro (México) : Bartolomeu Marciano e o Cavaleiro Gerardo Trueba cortam uma orelha cada um - 04/01/1981



Integrada na feira de S.Mateus da bonita cidade de Elvas,realizou-se a tradicional corrida de toiros,onde o grupo de Évora mais uma vez esteve presente.
Perante um curro de toiros Pégoras,irregular na apresentação e comportamento,actuaram:
Joaquim Bastinhas , nada pôde fazer perante um manso perdido,que se instalou desde o início à porta dos curros e não mais de lá saiu.Vitor Ribeiro perante outro manso, esteve correcto na cravagem dos ferros.João Moura Caetano no melhor dos Pégoras e que cumpriu,esteve bem.Marcos Bastinhas começou bem,mas acabou irregular.João Soller Garcia bem nos compridos,mas irregular nos curtos,e tal como Marcos Bastinhas,prolongou demasiado a lide e estragou o que tinha feito.Na lide a duo de pai e filho Bastinhas,saiu um bravo toiro de Passanha para fecharem a corrida em beleza,mas não há dúvida que foi o pai o grande obreiro do triunfo;brilhou e fez tudo para o filho estar bem;Imprimiu o ritmo, comandou toda a lide e bregou para ele cravar os ferros.Não admira que na apoteose final e já desmontados, lhe tenha dado um “cachação” como que a dizer-lhe:assim é que é.
Pegaram connosco os Académicos de Elvas que tiveram tarefa fácil,pegando à 3ª,1ª e 1ª.Infelicidade para David Barradas no 6º da noite,pois apesar de ter pegado à 1ª,partiu o peróneo.As melhoras e um abraço para ele.
O nosso 1º toiro,para mim o pior toiro que vi este ano e o único com poder,saiu para a pega o Gonçalo Caldeira Pires.Apesar de há algum tempo não pegar de caras,esteve bem a citar e a reunir ,mas o toiro derrotou forte,e saiu.Na 2ª já a sesgo o toiro ensarilhou no meio do Grupo,dificultando as ajudas é certo, mas podia ter sido pegado.Pegou à 3ª a sesgo, numa rija e dura pega.
Para o 2º,saiu o João Pedro Oliveira,que com um cite calmo e sereno,fez tudo bem feito e consumou à 1ª tentativa ,com uma grande pega.
Para o 3º,foi à cara o Cabo do Grupo, Bernardo Patinhas ,vindo de uma lesão.Na 1ª tentativa não se fechou convenientemente e saiu.Na 2ª também não se fechou correctamente como nos habituou,mas emendou muito bem e consumou a pega.
Uma palavra especial para o Kiko Abreu,que na sua terra deu todas as 1ªs ajudas(6),com especial relevo ao João Pedro Oliveira,e na 2ªtentativa do Bernardo,com uma mãozinha discreta mas eficaz.E foi assim que vi a corrida de Elvas.


Bartolomeu Marciano (Baquica)