segunda-feira, agosto 08, 2011

Albufeira 4 de Agosto

Iniciámos as fabulosas de Agosto no passado dia 4 de Agosto, noite fria em ventosa em Albufeira, como manda a tradição.



Tourearam João Moura, Tito Semedo e Ana Batista, todos sem opções perante a falta de brilho dos novilhos da ganadaria de Fernando Santos. Pegámos com os Amadores de Lisboa, que tiveram, tal como nós, que transpirar para resolver alguns problemas, pegaram à segunda, quarta e primeira tentativas.



Os novilhos, todos ferrados com o algarismo 8, saíram gordos, desiguais em peso, com pouco andamento, bruscos nas investidas, quando as tinham, mansos perdidos e perigosos.



Abrimos a corrida com uma grande pega, das boas que assisti este ano, completa do caras ao rabejador, pena ter tido pouca repercussão, o Ricardo Sardinha esteve bem no cite, correcto na reunião, onde o touro, como todos aliás, frenavam e descompunham os forcados, mas o Sardinha aguentou e fechou-se aguentado dois grandes derrotes para cima, o Duarte Tirapicos entrou no momento, sofreu violenta colhida, sem consequências, mas assim se vê quem se põe no sitio onde atasca…Fecharam segundas e terceiras com classe. Grande pega à primeira.



O segundo, “gravanzo negro” da noite, perigoso, reservado e sem investir, tocou ao Zé Miguel Martins, forcado calmo, o touro deu-lhe uma tentativa, a primeira, onde o Zé não esteve bem, adiantou-se, pôs os joelhos e nem chegou a reunir. A partir daí foi uma grande demonstração de pundonor, valentia, garbo dos oito escolhidos para esta pega, foram mais quatro tentativas a um novilho cobarde, desinteressado e com muitos problemas, tenho que destacar o Zé Miguel e o Zé Maria Meneres pois foram os mais massacrados e sempre sem virar a cara a um touro que não marrava, atropelava.



Para grandes problemas, grandes soluções, pegámos o touro de cernelha, à sexta, através do Cláudio Carujo e Gonçalo Pires, perfeitos na coordenação, entrada e concretização, estão a entender-se e poderemos vir a ter uma parelha das tais. Grande e vistosa pega, muito aplaudida.



O sexto, também com alguns problemas foi pegado pelo confiado Gonçalo Guerreiro, muito consciente do que havia a fazer, não permitiu nada ao novilho e quando este deu por ele, estava a pega fechada à primeira, pois soube aproveitar essa investida e reuniu bem, foi igualmente muito bem ajudado pelo Miguel Saturnino, que está a fazer uma grande temporada.



Assim se passou mais um sonho numa noite de verão…fria, ventosa e que quase se tornava pesadelo, com aquele “gravanzo negro”.

Fotos
BSP