
Na mais tradicional data taurina anual , o 15 de Agosto, o GFAE não poderia deixar de actuar. À semelhança do ano anterior, fomos convidados para participar na tradicional Corrida de Toiros de Messejana, simpática localidade do Baixo Alentejo, e uma das mais tradicionais e antigas corridas do panorama taurino nacional.
Tal como no passado ano, o Curro era muito sério, desta Feita de Veiga Teixeira, com muito peso, trapio e a pedir contas aos artistas.
Tourearam Rui Salvador, António Brito Paes e João Telles Jr., e connosco compartiu cartel o Grupo de Beja com 2 pegas ao 1º intento e uma ao 2º.
Da nossa parte abriu Praça o António Alfacinha, forcado de eleição, tendo por diante um manso de solenidade, com muito peso, "reservón", que nunca se deixou lidar nem ser lidado. Para a pega saíu como esperado, bruto, com uma primeira mangada forte, parando-se depois para "despejar" o seu oponente. Pegámo-lo à 4ª tentativa, poderia ter sido antes, e ter-se evitado algumas "mossas" se tivéssemos adequado a nossa forma de ajudar ao (mau) perfil do hastado.
Para o nosso segundo saíu o confiado(íssimo) Ricardo Sardinha. este era o toiro da pega, um toiro bem ao melhor estilo da Ganaderia Veiga Teixeira que investia com velocidade e humilhando. O Ricardo esteve bem nas 2 tentativas que fez, mau grado na primeira ter havido uma falha geral dos 7 que o sucediam...
O nosso último toiro, era um toiro pesado também (570kg), que apesar de não ser basto de força, tinha uma investida imprevísivel e com muita "pata". João Pedro Oliveira, com arte e toreria fez uma enorme pega, com o grupo a fechar a noite com distinção, provando que podia tê-lo feito nas 2 pegas anteriores. Há que manter a regularidade a ajudar bem!
Para fechar uma palavra a todos os actuantes nesta corrida, pois só quem já pisou esta arena, com toiros como os deste ano e como saíram no passado ano, sabe as dificuldades por que passamos!!!
Melhoras a todos os lesionados, e dia 20 há mais...
foto: www.touroeouro.com