terça-feira, julho 12, 2011

P. de Varzim - 10 de Julho

Passados 12 longínquos anos voltámos a estar anunciados na bonita praça de touros de Póvoa de Varzim, afición vibrante e efusiva, distinta da sulista.



Foi um fim-de-semana de Grupo, a maioria rumou a Norte na véspera para estarmos concentrados e juntos para a corrida de Domingo à tarde, às 5 da tarde, a fatídica hora taurina, imortalizada por Garcia Lorca.



Dia de sol, pouco calor e muito ambiente nesta nortenha praça, corrida variada, seis cavaleiros, idades muito dispersas e estilos de toureio também variados, o ideal para o aficionado. Pegámos com os Amadores de Alcochete, que não tiveram tarefa fácil, em tarde de oportunidades aos mais jovens, sentiram alguma dureza nas pegas.



Corrida vinda dos campos extremeños de Badajoz, do espanhol Luis Albarrán Gonzalez, escorrida de carnes, com idade e sentido, cómodos de cara e na generalidade todos muito “agarrados a tábuas”, com investidas bruscas, adiantando pitons e com intenção de colher e fugir.



Pegou o nosso primeiro, Manuel Sousa Dias, “Stefannel”, esteve calmo, tranquilo e fez tudo bem feito, o touro saiu solto mas o Manel soube aguentá-lo, reuniu com espectacularidade, por cima, e a pega foi bem ajudada por todo o grupo em todos os sectores.



O segundo touro, brindado aos grandes aficionados e seguidores do nosso Grupo, António Alfacinha e António Tirapicos (Pais) que não deixaram de nos acompanhar nesta longa distância, foi pegado à segunda tentativa pelo Jorge Malta Vacas, na primeira tentativa acusou muito nervosismo, intranquilidade que não permitiram fazer as coisas bem feitas, tentou resolver rápido, precipitado, foi derrotado…a pressa é para os ladrões e os maus toureiros! À segunda e depois de ter levado uma bofetada do touro, abriu os olhos, acalmou-se e fez as coisas como mandam as regras, mais calmo, andando com temperança, carregou no momento certo, pena que o touro já estivesse muito agarrado ao chão e teve de ser avisado para sair, aguentou bem e fechou-se perfeitamente para uma viagem rápida e segura, falhou a primeira ajuda e os segundas, muito em cima do primeira foram passados sem aviso pelo touro, devem colocar-se mais atrás permitindo controlar a trajectória do touro e assim poder ajudar, no entanto recuperaram bem e a pega foi bem fechada nas terceiras.



Fechámos a tarde com um touro mais brusco mas sem problemas de maior, um derrote seco na reunião que com temple e recuando-lhe na cara se retirava, essa era a ideia e vontade do Guga, João Pedro Oliveira, mas assim não aconteceu, nem sempre saem as coisas como queremos, ontem, foi nitidamente uma dessas tardes para o Guga, via-se a vontade e discernimento do forcado mas faltava algo, nada de preocupante, pena que tenha ficado amassado depois de quatro tentativas. Mas vai voltar ao seu nível seguramente, não é motivo de preocupação.



Foi um fim-de-semana positivo, com muito boa disposição, alguma sorte no Casino da Póvoa, azar para outros!



Devia ter-se apostado mais no 8!...resultou para o chinês!



GFAE