sexta-feira, agosto 06, 2010

Albufeira 4 de Agosto de 2010

Mês de Agosto, mês do emigrante, da volta a Portugal, das festas nas recônditas vilas e aldeias de Portugal e como diria Eça de Queirós, através de Afonso da Maia, mês de toiradas, a festa dos portugueses.
Dia 4 iniciámos o nosso Agosto taurino e logo a Sul, nas planícies das amendoeiras recortadas pelo Atlântico. Voltámos a Albufeira.
Depois de uma calorosa recepção, como é seu apanágio, na casa veraneante da família Alfacinha, a quem agradecemos uma vez mais a amizade e dedicação ao Grupo, rumámos à monumental de Albufeira, para pegar uma corrida de Sesmarias Velhas (ferro Fernando dos Santos), partilhada com os Amadores de Alcochete, que tal como nós aproveitaram para dar oportunidade aos mais novos e estiveram em bom plano. Tourearam Luís Rouxinol, Ana Batista e Manuel Telles Bastos, estando todos à altura do seu estatuto.
A corrida saiu com uma média de 430kg, bonitos de cabeça, colaboradores e todos com comportamento anovilhado, fruto da sua idade, 3 anos, à excepção do quinto touro, um touro de grande nota, com investidas ao toque, repetição e nobreza.
Abrimos a corrida por intermédio do jovem forcado Duarte Almeida. Infelizmente não foi a sua noite, mostrou inércia e apatia, falta de genica e motivação, parecia que não estava connosco, o touro tinha um derrote, apenas um, e o Duarte para além de levar muito tempo à sua frente, no cite, não se sacava no momento de reunião, sendo despejado sem sucesso, só consumou à terceira, com boas ajudas do grupo, realçando a boa vontade do Rui Nobre em tentar ajudar nas duas primeiras tentativas. Estou seguro de que o Duarte “acordará” rápido e voltará a proporcionar-nos boas pegas.
Nesta pega realço o brinde a dois amigos mexicanos do nosso grupo que nos acompanharam nesse dia, foram o matador de touros Enrique Fraga e o rejoneador Moisés Mansur.
O segundo touro, mais brusco mas sem maldade, foi pegado superiormente à primeira pelo Gonçalo Guerreiro, Sali, o touro saiu com muita pata mas o Sali aguentou sem se descompor, reuniu na perfeição e acoplou-se para uma longa viagem, bem ajudado pelo Miguel Saturnino nas primeiras e depois fechado nas terceiras, como disse, depois de uma longa e veloz viagem…
Bonita pega, em que o Sali mostrou não acusar a falta de rodagem.
O nosso último, o quinto de excelente nota, foi pegado com muito temple à primeira pelo José Miguel Martins, fez tudo com muita calma pois o touro permitia, citou, carregou e recebeu, numa viagem tranquila e bem fechada por todo o grupo.
Um pequeno apontamento à estreia do Jorge "Ganso" e do João Pedro Rêgo, foi um bom começo para estes dois novos elementos, a a partir deste momento já tem a responsabilidade e o compromisso de vestir a nossa jaqueta. Saludos,
Foi um bom começo para este mês de Agosto, oxalá as próximas corram melhor, ou pelo menos igual a esta.
Até para a semana!

GFAE