quarta-feira, agosto 11, 2010

47 anos de História...


Grupo de Forcados Amadores de Évora
Em 11 de Agosto de 1963 e na Praça de Toiros do Redondo fez a sua estreia o Grupo de Forcados Amadores de Évora com toiros da ganadaria de Manuel Lampreia.
Tourearam a cavalo José Mestre Batista, José Maldonado Cortes e António Fernandes Anão
Fardaram-se nessa corrida.
João António Nunes Patinhas (cabo); Manuel José Ramos de Figueiredo; Joaquim Manuel Goucha; João Mário Rosazza Ferraris de Saldanha; João Bonneville Franco; Estevam Maria de Sá Coutinho de Lancastre; Manuel Peralta Godinho e Cunha; Luís Rui de Sousa Campos Cabral; Francisco José Serra Picão Abreu; Evaristo Manuel Alves Cutileiro; José Eduardo Martinho Colaço; Joaquim Augusto Serrão Fialho; José do Rosário Oleiro Maltez e António Oleiro Maltez.
Os toiros foram pegados por João Patinhas; Estevam de Lancastre; Evaristo Cutileiro: Luís Rui Cabral / João Mário de Saldanha (cernelha); Francisco José Abreu e Manuel Figueiredo.
Centenas de homens seguiram estes fundadores, e sacrificando as suas vidas dando todos eles um pouco de si mesmos em prol do Grupo, continuando a honrar e a dignificar a nossa jaqueta, perpetuando-a no tempo, atravessando momentos melhores e piores, bonitos e menos belos, agradáveis e desagradáveis, mas tendo sempre como estandarte os valores que nos regem.
Três cabos sucederam o percursor João Patinhas, sendo João Pedro Oliveira (1989-2001), João Pedro Rosado (2001-2008), Bernardo Patinhas (cabo em funções desde 2008).
A todos os que tiveram o valor e o merecimento de envergar a nossa jaqueta, a todos os que nunca a envergaram, mas sempre nos acompanharam e apoiaram, e a todos os que muito simplesmente são "adeptos" do GFAÉ, agradecemos e parabenizamos neste dia!
Parabéns Grupo de Forcados Amadores de Évora!