terça-feira, maio 04, 2010

Montemor-o-Novo, 1 de Maio de 2010*

Foi num primeiro de Maio pouco solarengo, até cinzento que regressámos a Montemor-o-Novo após a nossa última actuação nesta castiça praça, com uma corrida de Partido de Resina.
Pena que a praça estivesse pouco composta de público para uma tarde agrádavel de touros. Toureavam Luis Rouxinol, António Brito Pais e Tiago Carreiras, um novilho foi também lidado pelo jovem Manuel Vacas de Carvalho.
Pegámos com os amadores de Montemor, aos quais agradecemos o convite para ajudar o novilho lidado e pegado, e bem, por Manuel da Câmara.
A corrida de Cunhal Patrício saiu irrempriensivelmente apresentada, toiros com o peso correcto e sérios pela frente, muito trapio, de comportamento desigual, manseando em geral.
Abrimos a corrida com uma pega correcta de Ricardo Casas-Novas, mandou no toiro de largo, aguentou e recebeu dentro do grupo que ajudou correctamente. Pega consumada à primeira.
O segundo toiro foi pegado pelo forcado da terra, Frederico Macau Pereira, esteve igualmente correcto no cite, mais de curto, podia ter mandado vir o toiro um pouco mais cedo, ele deu-lhe essa indicação, fechou-se à córnea para não mais sair, mais uma vez bem ajudado pelo grupo.

Na ajuda ao novilho destaco a prestação dos nossos quatro ajudas designados, em especial Miguel Cabral que dá uma ajuda fulcral nas terceiras.
O último toiro, manso incondicional, no entanto sem más ideias, toiro com muito sentido e pouca fijeza, resolvemos pegá-lo de cernelha pela parelha Gonçalo Mira e Manuel Rovisco Pais, estiveram decididos perante um toiro muito dificil de encabestrar e sempre de olho nos forcados, entraram com o toiro destapado e depois de um primeira colhida pegaram-no à segunda entrada muito bem.
Foi um bom regresso a Montemor-o-Novo, oxalá todas corram como esta.
Segue-se o Campo Pequeno.
Força!



*Para ver a reportagem fotográfica clique sobre o título