quarta-feira, abril 07, 2010

Sábado de Aleluia em São Manços

É com muito prazer que regressamos às crónicas habituais das actuações do nosso Grupo.
Começámos a temporada 2010 da melhor forma possível, pena o dia pouco primaveril que se fazia sentir no Sábado de Páscoa, mesmo assim não foi suficiente para nos tirar o ânimo e motivação para a primeira tarde de touros.
De facto esteve um dia pouco taurino, foi com frio, chuva e ambiente invernil que nos deslocámos a São Manços para a tradicional corrida de touros de Páscoa, celebrada nesta aficionada terra. Compartimos cartel com os Amadores de São Manços que neste dia e salvo erro apresentavam cabo novo na praça da sua terra.
Brindámos uma pega ao novo cabo Joaquim Branco e seu grupo fazendo votos de enormes sucessos.
Tourearam nessa tarde Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras um curro espanhol de Benítez Cubero com idade, peso e apresentação, escassos de força e nobres no geral, com um “remendo” de Alcurrucén, ganadaria também espanhola de encaste nuñez, com 500 kg, um touro muito colaborador também.
Depois de nos fardarmos no campo de futebol de São Manços rumámos a praça, alguns de tren, em desfile, outros de automóvel.
Para o primeiro touro da época foi designado o Vasco Fernandes, Pulga, forcado com alguns anos mas afastado por motivos profissionais, pegou e bem, à primeira, o toiro que abriu a corrida, um Cubero de 600kg, com pouca cara. Bem ajudado nas primeiras ajudas por José Maria Menéres. O nosso segundo foi pegado pelo José Miguel Martins, o toiro, Alcurrucén, trouxe mais velocidade e o Zé soube, primeiro estar a sua frente para depois o trazer para dentro do grupo, boa pega, devido à falha na primeira ajuda de José Vacas sobressaiu uma grande segunda ajuda de Telmo Inácio. De salientar que tanto José Martins como Telmo Inácio se fardaram pela primeira vez na temporada passada, a 10 de Junho, boa prestação do grupo. O nosso último e maior da corrida, 660kg, revelou-se também dos melhores touros da tarde, foi também pegado por um “caloiro” do ano passado, João Leitão, muito tranquilo, elegante e eficaz, pega à primeira, como os seus antecessores, bem ajudado pelo Miguel Saturnino nas primeiras e todo o grupo as fechar.
Boa corrida especialmente para os mais novos que assim deram um passo maior na caminhada no GFAE, já permitiu que tomassem maior responsabilidade numa corrida séria e que poderia intimidar, a sua resposta foi a melhor, oxalá se mantenham. O Grupo da terra pegou os seus touros à 1ª, 2ª e 2ª, com uma emotiva pega do cabo a fechar praça.
Durante o mês de Abril continuaremos os nossos treinos para voltarmos a partir praça no dia 1º de Maio, na castiça praça de Montemor-o Novo.
Até lá, venha vinho!

Para ver as fotos cique no título da crónica sff!