quarta-feira, outubro 07, 2009

Crónica de Vila Boim, 4 de Outubro de 2009

20. Vila Boim (Festival – várias ganadarias)

Verdadeira tarde de Julho em jeito de despedida do Verão foi o dia que encontrámos em Vila Boim para o primeiro festival e espero que não seja o último pois o sucesso foi mais que garantido, praça esgotada, festa até de madrugada, os nossos sinceros parabéns à organização.
Anunciavam-se quatro cavaleiros de gerações bem distintas, desde Sommer d’Andrade até ao jovem Mateus Prieto, todos tiveram lides asseadas e animadas. Fizeram também o “paseillo” dois matadores de touros, José Luis Gonçalves e Santiago Ambel Posada, cumpriram perante os astados. No início da noite vimos tourear o mais novo da dinastia Posada, com muitas capacidades e vontade de ser figura. Todos os novilhos toiros saíram bem apresentados e cumpridores ajudando ao êxito da festa.
Da nossa parte era dia para os mais novos, abriu a corrida o forcado Ricardo Prior, demonstrou vontade mas ainda tem muito para caminhar, está um pouco verde, fruto da sua juventude, nada alarmante, pegou ao segundo intento tendo feito à segunda o que podia ter feito à primeira, falar mais e recuar na cara do novilho.
O segundo foi pegado pelo jovem José Miguel Martins à primeira, fez uma excelente primeira época sendo certo que nesta vez se adiantou ligeiramente, deverá consentir mais os touros para que entrem por ele.
O terceiro, mais touro foi pegado pelo Vasco Fernandes, já com alguma experiência efectuou a pega da tarde muito bem ajudada nas primeiras pelo Manuel Rovisco Pais, chamado a dar volta.
Encerámos a tarde com o regresso “ás lides” do Gonçalinho Ornelas, não tinha qualquer contacto com gado bravo há um ano e três meses, depois da violenta colhida, mostrou serenidade e efectuou uma pega fácil à primeira. Bom regresso!
Tarde fácil para os ajudas.
Terminámos com uma grande festa/arraial com cantorias, comida e bebida até de madrugada. Muitas destas!
E assim chegámos ao fim, para o ano há mais. Que o defeso não nos amoleça e que venhamos ainda com ais vontade.

Até já,

BSP