domingo, junho 14, 2009

Santa Eulália, 11 de Junho de 2009

Voltámos a esta bonita e castiça praça de toiros passada quase uma década da última actuação. Dia de sol e calor, praça cheia, bonita e merecida festa para o grande aficionado José Tello Barradas.
Fardámo-nos em casa do Gonçalo Pires a cuja família agradeço a hospitalidade e agradável recepção que prepararam ao nosso grupo.
A corrida saiu bem no geral, cabia-nos pegar dois toiros de João Moura, um de Grave e um de Teixeira.
A abrir praça o anfitrião, regressava após a sua operação, esteve correcto do cite ao final da pega ao toiro de João Moura, temos o Árabe de volta. Bem ajudado pelo grupo.

No segundo, toiro mais sério mas sem más ideias saltou o estreante Ricardo Prior, primeira vez que se fardava e primeira vez que pegava, bonito no cite mas muito demorado, demasiado tempo em frente do toiro deixando-o pensar, sai-lhe brusco e não se conseguiu fechar, devia ter recuado mais. Na segunda tentativa consumou tendo feito o que devia ter feito na primeira.

Ao terceiro foi outro estreante em fardamenta e para a cara, João Leitão pegou e bem à terceira o toiro de Teixeira, "andarin" e com falta de "fijeza", muito solto permitindo mandar apenas na terceira tentativa, nas duas primeiras, por não ter conseguido mandar recebe mal o toiro e faltou uma mãozinha nas ajudas, temos de insistir neste ponto! à terceira recebe bem o toiro e com a fundamental ajuda do António Paula Soares que saltou para ajudar a pega consumou-se. Realço a vontade e calma do João Leitão, bom começo para ambos, Ricardo e João.

No último saltou o José Miguel Martins, também debutante e de excelente maneira, pega muito vistosa, dividida com os Académicos de Elvas, à primeira com a particularidade de estarem a ajudar dois irmãos, um dos Amadores de Évora e outro dos Académicos de Elvas, os irmão Moedas.

Destaco o regresso a estas lides do forcado retirado António Paula Soares, exemplar nas segundas ajudas, ainda tem o seu "sítio". Destaco também o debute de cinco novos forcados do nosso grupo aos quais desejo o maior dos sucessos e que este período da sua vida seja marcante. Um abraço e boas vindas ao Ricardo Prior, João Leitão, Telmo Inácio, José Miguel Martins e Duarte Almeida.

Agora....venham os Graves!

Um abraço,

Bernardo Salgueiro Patinhas