terça-feira, abril 01, 2008

29 de Março - Festa do Forcado em Évora

Para a Crónica desta corrida foi convidado um forcado que por cá passou, que sabe o que é ser forcado e que conhece o GFAE como ninguem. Alguém que pela sua dedicação merece tudo de nos. É uma pessoa polémica é um facto, mas é acima de tudo um defensor do Grupo de Évora que o vive intensamente como poucos. É autor de frases como "sou faccioso porque eu quero" ou "O GFAE não é melhor nem pior, é diferente..." ! Muita gente perguntava para quando esta crónica, e ela finalmente apareceu, em Évora e na festa do Forcado, como ele merece, tem a palavra Carlos de Jesus, o nosso "Beto"!

" A Arena d'Évora foi palco no dia 29 de Março de dois eventos tauromáquicos que tiveram como figura central o forcado. A cidade capital do forcado acolheu na tarde de sábado a Festa do Forcado e uma corrida de toiros à portuguesa.
João Salgueiro, Victor Ribeiro e Manuel Lupi compuseram o cartel onde lidaram toiros com cinco anos de idade, oriundos da ganadaria de Manuel Coimbra. A pegar estiveram o Grupo de Forcados Amadores de Montemor e o Grupo de Forcados Amadores de Évora com a particularidade de o dia ser dedicado ao forcado, coisa rara no panorama taurino nacional, isto com um sinal positivo, porque ainda existem empresários (obrigado, Carlos Pegado), que realçam com todo o mérito essa figura que é o forcado amador, ainda por cima na Catedral do Forcado, que quer queiram ou não é a Praça de Évora.Em relação à corrida, penso que foi uma Corrida agradável de seguir, apesar dos toiros pouco terem contribuído, não houve triunfos nem triunfadores, mas os dois momentos altos da corrida foram as duas pegas do GFAE, ao 2º e 4º toiro da noite.

1º Toiro – Gonçalo Pires – Primeiro dizer-lhe que a pega começa pelo brinde, e que é um forcado que está num momento espectacular, mas que ainda pode melhorar. Citou muito bem, sacou o toiro na altura certa e reuniu a dar o peito ao toiro (como manda a regra), foi uma reunião dura com o toiro a empregar-se e o grupo a ajudar muito bem, como sabe, e em particular o 1º ajuda Francisco Abreu.



2º Toiro – António Moura Dias – Outro forcado num belo momento, já tinha acabado a época anterior em bom plano, muito bem no cite e a reunir melhor ainda, também com o toiro a empregar-se e a ter também uma reunião dura e a entrar pelo grupo dentro já muito bem fechado na cara do toiro. Foi também muito bem ajudado, onde se destacou pela sua bela ajuda o 1º ajuda - Diogo Cabral – pela qual teve direito a dar volta a arena (bem merecida) com o forcado da cara.





3º Toiro – Ricardo Casas Novas - outro forcado por quem tenho admiração e que está a vir de menos a mais, e que demonstrou que têm de contar com ele, desta pega só tenho a dizer, que o único forcado em praça na 1ª e 2ª tentativa foi de facto o Ricardo, porque o resto do grupo não estava lá, na 3ª tentativa o Ricardo esteve novamente bem e não fosse a preciosa ajuda ao pé das tábuas do Carlos Sequeira não teria sido pegado novamente. Mas há momentos, só quem está na arena é que sabe, mas que custa ver um grupo que ajuda da maneira como vocês ajudam, dá zanga estar na bancada e ver aquilo e ouvir comentários do vizinho do lado e ter que ficar impotente.







Para fechar este comentário gostava que o Gonçalo Mira, que na minha opinião é dos melhores rabejadores que andam por aí e que esteve muito bem a entrar nos toiros como ele sabe, terminasse as lides um bocado mais levantado, porque é já habitual essa posição na maioria dos rabejadores que por aí andam, esteticamente é feio e menos eficiente.
Que tenham uma grande época!
Por vocês e com amizade,
Venha vinho, venha vinho, venha vinho,
Beto"